Receitas

Abobrinha de forno

07/04/2016
__MG_0174-web

Hoje é dia de receitinha saudável e saborosa… Sei que tem muita gente que pensa que essas duas palavras (saudável+saborosa) não podem caminhar juntas, mas elas podem! E a prova é essa abobrinha de forno fácil de fazer que vou ensinar pra vocês como fazer.

__MG_0174-web

Apesar de gostar da combinação “frango grelhado + salada”, acho que qualquer alimentação baseada nisso por muito tempo, enjoa! Portanto, sempre busco alternativas para minhas refeições saudáveis e essa abobrinha é uma dessas alternativas. Vale dizer que sou super fã desse fruto (sim, abobrinha é um fruto…), mas convido quem nunca provou ou não gosta, a provar dessa maneira e depois me contar como foi a experiência. Não tem muito erro, é abobrinha, ovos, um queijinho (porque ninguém é de ferro!), uns temperinhos…

Você pode acompanhar essa receita apenas com uma salada ou incrementar mais ainda fazendo as batatas assadas temperadas que já ensinei por aqui.

__MG_0178-web

Na receita não vai nenhum tipo de óleo, eu apenas usei um pouquinho de manteiga para untar o pirex.

Temperinhos também são importante para a receita ficar bem saborosa, como a pimenta-do-reino, a salsinha e o sal… Confesso que achei que ficou um pouquinho salgada com 1 colher de chá de sal, eu aconselho vocês a colocarem 1/2 colher apesar de eu dizer uma colher no vídeo. Eu tinha feito essa receita várias vezes antes, mas com um queijinho sem lactose que não tem muito gosto e a quantidade de sal estava perfeita pra mim, mas dessa vez, com o parmesão, ficou mais salgado do que meu paladar está acostumado.

__MG_0203_web

Por favor, não pulem a parte de tirar o excesso de água da abobrinha, senão sua receita vai ficar aguada. Para ficar como a minha, parecendo uma tortinha, tem que secar bem a abobrinha (eu mostro no vídeo como fazer!).

Enfim, receita simples e ao mesmo tempo com muito sabor, lembra uma frittata, mas feita no forno. Ah! E para quem não pode ou não quer comer glúten, essa abobrinha de forno é glúten free! 😉

Ingredientes:

1/2 col. (sopa) de manteiga

3 1/2 xic. (chá) de abobrinha ralada

2 ovos

3 col. (sopa) de parmesão ralado

1/2 col. (chá) de sal*

1 col. (chá) de alho em pó (opcional)

Pimenta-do-reino a gosto

1/4 xic. (chá) de salsinha picadinha

*no vídeo eu falo 1 colher de chá de sal, mas achei que com o parmesão (que é um queijo bem salgadinho) ficou muito salgado para o meu paladar.

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180 graus e unte uma forma de  25x15cm com manteiga.

Coloque a abobrinha em uma peneira e aperte com uma colher para tirar um pouco da água. Depois, coloque em um prato forrado com duas folhas de papel toalha, cubra com mais duas folhas de papel toalha e aperte para retirar o excesso da água. Repita esse processo (no vídeo eu mostro como fazer).

Em um refratário, bata levemente dois ovos, acrescente a abobrinha, 1 colher de sopa do queijo parmesão ralado, o sal, o alho, a pimenta-do-reino e a salsinha, misture até tudo ficar bem incorporado.

Coloque essa mistura na forma preparada anteriormente e polvilhe com o restante do queijo.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe no forno por mais 15 minutos.

Retire do forno e sirva ainda quente. 😉

Vídeo da receita:

VEJA TAMBÉM

Sem Comentários

Deixe uma Resposta