Receitas

Batatas Bravas

20/02/2015
batatas-bravas-blog

Batatas bravas não são batatas que estão de mal com a vida ou algo do gênero, são apenas as nossas queridas batatinhas de sempre, cortadas em quadradinhos e fritas, servidas acompanhadas de um molho picante, chamado “salsa brava”. É um tapa (aperitivo) super tradicional em toda a Espanha. Esse prato teve origem em Madri, no ano de 1960 e não se sabe ao certo se foi inventado em um bar chamado Casa Pellico ou em um outro chamado La Casona (os dois bares já não existem mais). Aqui na Catalunha e na Comunidade Valenciana, além da salsa brava, se serve as batatas com alioli (ou aioli).

batatas-bravas-photo-05-mod

Existe também muita discussão de que ingredientes levam a salsa brava. Cada um diz que a sua versão é a “certa” e como eu disse no vídeo, a receita abaixo é a minha versão e se é certa ou não, não sei, só sei que ficaram uma delícia. 

Por que você tem que fazer batatas bravas aí na sua casa? Porque são saborosas, econômicas, simples de preparar (apesar de parecer meio trabalhoso) e uma comida típica tradicional de outro país (você pode dizer para os amigos que agora virou cozinheiro internacional!!!). 

batatas-bravas-photo-24-mod

Ingredientes:

500g de batatas descascadas

Óleo para fritar

Para a salsa brava:

2 col. (sopa) de azeite de oliva

1/2 cebola picada

1 dente de alho picado

3 tomates bem maduros picados

1/2 col. (sopa) de páprica doce

1 pimenta caiena ou 1/2 col. (sopa) de pimenta calabresa

Sal a gosto

1 pitada de açúcar

Para o alioli/aioli:

1 xic. (chá) de azeite de oliva (ou outro óleo vegetal)

1/2 xic. (chá) de leite integral em temperatura ambiente

1 dente de alho picado

1 pitada de sal

batatas-bravas-photo-19-mod

Modo de preparo:

Corte as batatas em cubos. Coloque água para ferver em uma panela (você pode temperar um pouco a água se preferir). Quando começar ferver, coloque os cubos de batata e deixe cozinhar por mais ou menos 12 minutos. Em seguida escorra as batatas e deixe esfriar bem.

Enquanto as batatas esfriam, prepare a salsa brava. Frite a cebola e o alho no azeite. Adicione a pimenta caiena e a páprica doce. Adicione o tomate picado, o sal e uma pitada de açúcar e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Tire do fogo, deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador até ficar bem cremoso. Reserve.

Para o alioli: Coloque no liquidificador o alho descascado e picado, o azeite, o leite e a pitada de sal. Bata bem até ficar com uma textura de maionese. Reserve.

Leve uma frigideira com óleo ao fogo e quando estiver bem quente, coloque as batatas e frite até que fiquem douradas. Tire a batata do óleo, coloque para escorrer num prato forrado com papel de cozinha e polvilhe um pouco de sal.

Transfira para a travessa de servir e coloque um pouco dos molhos por cima.

Você pode fazer o molho com antecedência e guardar em vidros esterilizados na geladeira por até uma semana.

batatas-bravas-photo-11-mod

Vídeo da receita:

VEJA TAMBÉM

1 Comentário

  • Reply Eva Fernandes 22/04/2015 at 1:59 pm

    Gostei muito da sua receita de batatas bravas e principalmente da receita de aioli que eu amo!!! Um abraço…

  • Deixe uma Resposta