Receitas

Bolo de Casca de Abacaxi

06/10/2014

Oie!

Um tempo atrás eu descasquei um abacaxi e fiquei olhando toda aquela casca e morrendo de dó de jogar fora (sim, sou dessas…). E pensei “vou fazer um chá!”. Fiz o chá, que é super bom para quem quer emagrecer, diurético e tals, mas ainda fiquei olhando para aquelas cascas cozidas e pensando “não é possível que eu não possa aproveitar essas cascas… vou fazer um bolo!” e fui para a internet ver se bolo de casca de abacaxi já existia… e não é que sim! 🙂 Peguei umas coordenadas e inventei a minha receita. Cheia de coisitas saudáveis e tals porque ando numa “vibe” saúde é o que interessa, o resto não tem pressa (ié, ié!). 

bolo-de-casca-de-abacaxi-1 bolo-de-casca-de-abacaxi-2

Por mais que pareça estranho, dê uma chance à casca de abacaxi, please. Anota lá os ingredientes:

– casca de um abacaxi (lave o abacaxi com uma escovinha antes de descascar)

– 1/4 xic. de chá de óleo

– 3/4 xic. de chá de mel

– 1 xic. de chá de leite

– 3 ovos

– 1 xic. de chá de farinha de amêndoas (amêndoas moídas)

– 1 xic. de chá de quinoa em flocos

– 1 colher de sopa de fermento em pó

– 1 xic. de chá de uva passa sem sementes

– 1/2 xic. de chá de semente de girassol

Modo de preparo:

Use a casca do abacaxi para fazer um chá: adicione um litro de água e deixe ferver 10 minutos. Bata no liqüidificador a água com a casca e coe. O líquido você pode tomar, dizem que o chá de casca de abacaxi auxilia na perda de peso e diminui a retenção de líquidos. A mistura da casca “moída” que sobrou no coador é a que vamos usar para o bolo.

Vamos ao bolo! Bata no liquificador os ovos, o leite (eu usei leite de arroz), o óleo, o mel, e a casca do abacaxi que foi usada para fazer o chá (mais ou menos 1 xic. da casca batida). Em um refratário coloque a farinha de amêndoas e a quinoa em flocos. Acrescente aos poucos a mistura do liqüidificador. Quando estiver bem misturado, acrescente o fermento em pó, a uva passa e as sementes de girassol. Coloque a mistura em uma assadeira untada e enfarinhada e leve para assar no forno preaquecido, em temperatura média. Eu fiz na forminha de cupcake, portanto, demorou 30 minutos no forno para ficar assadinho. Provavelmente numa forma grande precise de 40 a 50 minutos. Fique de olho e depois de meia hora espete um palitinho de dente para ver se o bolo já está assado, se não, deixe mais alguns minutos e faça o teste novamente. 

Espero que gostem! Fica bom bom bom! 😉

VEJA TAMBÉM

Sem Comentários

Deixe uma Resposta