Receitas

Bolo saudável de maçã

01/02/2016
_MG_0057_web

Olá amores!

Hoje a receita é de um bolo saudável de maçã que sempre faço aqui em “casa”.

_MG_0050_web

Vocês sempre me veem cozinhando umas gostosuras cheias de gordura e açúcar e claro que amo comer essas coisas todas! Mas no dia a dia é outra história… Não dá pra comer cupcake red velvet todo dia, né gente?! Hehe… Por isso que deixo as receitas mais docinhas para as ocasiões especiais e nos dias “normais” faço substituiçoões nas minhas receitas, trocando farinha branca por farinha integral, açúcar branco por açúcar mascavo, acrescentando fruta, nozes, sementes…

Esse bolo é aprovado pelo Marc, que além das receitas mais gordinhas, ama as receitas “fit” que invento!

O bolo fica super gostoso, vai te ajudar a comer mais saudaável e é uma opção para quem está querendo emagrecer e tem aquela vontade de comer um bolinho de vez em quando. Mas para quem quer emagrecer é só uma fatia fina, viu?! Não vale comer o bolo todo… E vou ser sincera com vocês, ele fica tão bom, que dá vontade de comer tudinho! 😀

Super fácil de fazer, sem frescura nenhuma, não precisa de liquidificador e nem de batedeira! Coloquei vários ingredientes como “opcional” na receita, porque não quero que vocês deixem de fazer porque não gostam de algum ingrediente ou não têm em casa… Mas tentem não tirar todos os ingredientes que coloquei como opcional, tá?! O bolo vai dar certo sem eles, mas garanto que fica muito mais gostoso com os “opcionais” todos…

_MG_0060_web

_MG_0067_web

Ingredientes:

3 ovos

1/3 xic. (chá) de óleo vegetal (pode ser óleo de coco)

3/4 xic. (chá) de açúcar mascavo ou demerara

1 1/4 xic. (chá) de farinha de trigo integral

1/4 xic. (chá) de aveia em flocos finos

1 col. (chá) de canela em pó (opcional)

1 pitada de noz-moscada em pó (opcional)

2 maçãs médias picadas em cubinhos com casca

1/2 xic. (chá) de nozes picadas (opcional)

1/2 xic. (chá) de uva passa (opcional)

2 col. (sopa) de semente de linhaça (opcional)

1/2 col. (chá) de bicarbonato de sódio

1/2 col. (chá) de fermento em pó

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180 graus.

Unte uma forma com óleo e polvilhe com farinha de trigo integral. Usei uma forma de silicone de 11x23cm. Reserve.

Em um refratário bata levemente os ovos, adicione o óleo, o açúcar, a farinha de trigo, a aveia, a canela e a noz-moscada e misture bem.

Adicione a maçã picadinha, as nozes picadas, a uva passa, a semente de linhaça, o bicarbonato de sódio e o fermento em pó e misture delicadamente com uma espátula até tudo ficar bem incorporado.

Coloque a massa na forma previamente untada e enfarinhada e leve ao forno de 35 a 45 minutos ou até que espetando no bolo um palito de churrasco ou de dente, o palito saia limpo.

Espere esfriar antes de desenformar.

Dicas:

  • mude a maçã por banana que também fica muito bom!
  • dá para assar em forminhas de cupcake, fazendo assim bolinhos individuais para levar de lanchinho para o trabalho. Apenas preste atenção no tempo de forno, que vai diminuir para uns 20 minutos mais ou menos.
  • esse bolo dura 3 dias fora da geladeira. Se não for comer tudo em 3 dias, é só cortar em fatias, embrulhar individualmente cada fatia em papel alumínio e levar ao congelador em um saquinho plástico bem fechado. Quando for comer, é só tirar da geladeira umas duas horas antes. Se quiser comer quentinho com canela, quando já estiver descongelado, coloque por uns segundinhos no microondas.

_MG_0073_web

_MG_0087_web

Mais receitinhas saudáveis:

Panqueca de Iogurte com Granola

Muffin de Banana com Chocolate

Mix de Nozes

Vídeo da receita:

VEJA TAMBÉM

Sem Comentários

Deixe uma Resposta