Receitas

Brownie de Pote

10/03/2016
_MG_0044-web

Olá! Hoje temos uma receitinha especial para você presentear nessa Páscoa: brownie de pote!

_MG_0028-web

Como sabemos os ovos de Páscoa andam caríssimos, e não é de agora! Ano passado já ensinei uma alternativa para poder presentear que foi o Pote de Coelho e também ensinei umas trufinhas de Oreo com Nutella para fazer pra família ou presentear também.

Não é novidade que eu gosto de fazer presentes para meus amigos e família (se for “comestível”, melhor!) e se forem apresentados em potes, amo mais ainda! Esse ano fiquei pensando que o jeito seria ensinar algo fácil e que saísse mais barato que um ovo, assim você pode fazer vários amigos e familiares felizes e quem sabe até vender para fazer uma graninha extra nessa Páscoa!

_MG_0029-web

Fiz brownie e brigadeiro e dei a ideia de outras opções de recheio, como por exemplo, doce de leite, Nutella ou usar diferentes tipo de bolacha ou chocolate. Também é uma opção fazer em vidros pequenos e servir em festinhas ou dar de lembrancinha.

Enfim, é como eu disse no vídeo… É mais uma ideia do que uma receita. E também é uma diversão montar os potes intercalando as camadas de gostosuras… Deixe a criatividade solta e vem comigo preparar esses potinhos de delícias! 😀

Ah! E não esqueça de colocar uma fitinha e um cartãozinho no pote desejando Feliz Páscoa! Quanto mais personalizado, melhor!!

_MG_0049-web

Fica delicioso… Dessas coisas que a gente começa comer e não quer parar, sabe?!

Fácil de fazer, apenas cuide do tempo de forno do brownie para ele não assar demais. Brownies têm essa coisa de parecer que não estão prontos ainda, que estão crus, mas na verdade, nós queremos tirar ele do forno antes de ficar totalmente assado. É quando a textura e o sabor ficam memoráveis!

Vamos à receita que hoje estou cheia de blá-blá-blá…

Ingredientes:

Para o brownie

180g de chocolate meio amargo picado (usei 74% cacau)

3/4 xic. (chá) de manteiga sem sal

3 ovos

1 1/2 xic. (chá) de açúcar

1 col. (chá) de pasta de baunilha (pode ser extrato ou essência)

3/4 xic. (chá) de farinha de trigo

1 pitada de sal

Óleo para untar

Para o brigadeiro

2 latas de leite condensado

2 col. (sopa) de manteiga sem sal

1 col. (chá) de pasta de baunilha (opcional)

6 col. (sopa) de cacau em pó

200ml de creme de leite de caixinha

Modo de preparo:

Para o brownie

Preaqueça o forno a 180 graus.

Forre uma forma de 20x20cm com papel alumínio e unte o papel alumínio com óleo.

Em um refratário que pode ir ao microondas, coloque o chocolate e a manteiga. Leve ao microondas por 1 minuto. Retire e mexa. Se não estiver totalmente derretido, coloque por mais 30 segundos e mexa novamente. Se mesmo assim ainda não derreter, repita o processo. Deixe esfriar.

Na batedeira, bata os ovos e o açúcar por 3 minutos em velocidade média. Acrescente a pasta de baunilha, o chocolate e a manteiga derretidos anteriormente e misture com uma espátula. Atenção: é importante que o chocolate e a manteiga já estejam frios quando acrescentados na mistura de ovo.

Adicione a farinha de trigo e a pitada de sal e misture até tudo ficar bem incorporado.

Coloque a mistura na forma preparada anteriormente e leve ao forno de 30 a 40 minutos.

Para o brigadeiro

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio-baixo mexendo sempre até começar desgrudar do fundo da panela. Assim que começar desgrudar, desligue o fogo e adicione o creme de leite. Misture até incorporar bem.

Deixe o brigadeiro e o brownie esfriarem bem, antes de começar montar os potes.

Montagem dos potes:

Essa é a parte mais divertida!

Desenforme o brownie e corte em quadradinhos.

Coloque camadas intercaladas do brownie e do brigadeiro dentro de potinhos de vidro.

Você também pode usar para fazer camadas: M&M’s, Kinder Bueno, KitKat, biscoito tipo Negresco/Oreo, brigadeiro branco, beijinho, Nutella, doce de leite, leite condensado… Use a criatividade!!

Para ficar ainda mais personalizado os seus potes, coloque uma colherzinha, fita ou cordão ao redor da boca do pote, uma etiqueta com um recadinho ou com o nome da pessoa. Mais uma vez, use o seu bom gosto e criatividade para deixar o brownie de pote com a cara do presenteado!

P.S.: Em algumas das fotos vocês verão um creme branco dentro dos potes. Como as fotos estavam ficando muito “marrom”, preparei um brigadeiro branco e intercalei com as camadas de brownie e brigadeiro em alguns dos potes. Como faço meu brigadeiro branco: 1 lata de leite condensado + 1 col. (sopa) de manteiga sem sal + 1 col. (chá) de pasta de baunilha. Levo ao foto até começar desprender do fundo a panela e prontinho!

_MG_0052-web _MG_0053-web _MG_0054-web _MG_0044-web

Vídeo da receita:

VEJA TAMBÉM

Sem Comentários

Deixe uma Resposta