Receitas

Caramelo salgado

21/04/2016
__MG_0039-web

Hoje eu vou ensinar uma receita francesa fácil e deliciosa, o caramel au beurre salé, ou simplificando, caramelo salgado!

É uma receita típica da região da Bretanha e ele é diferente de outros caramelos que eu já tinha preparado porque leva manteiga, e nesse caso, manteiga é salgada e acreditem em mim, esse toquezinho de sal, faz a diferença…

__MG_0031-web

Para quem pensa que tudo na cozinha francesa é muito difícil, aqui está uma receita para provar que as coisas por aqui podem ser simples! E se não são, eu simplifico ao máximo para vocês porque quero ver todo mundo na cozinha fazendo coisas gostosas!

Poucos ingredientes e alguns minutinhos e você tem um caramelo delicioso! A minha forma favorita de comer esse caramelo é puro, de colherada. Aqui é muito comum eles comerem no recheio de crepes (não se preocupe que logo logo eu vou ensinar como fazer um crepe tipicamente francês!).

Ingredientes:

3/4 xic. (chá) de açúcar cristal

3 col. (sopa) de manteiga com sal

1/2 xic. (chá) de creme de leite (dê preferência ao fresco, mas pode ser de caixinha ou lata)

Modo de preparo:

Derreta o açúcar em uma panela funda, em fogo médio. Deixe derreter sem mexer, no máximo, dê uma mexidinha na panela (assista o vídeo se ficar com dúvidas… 😉 )

Quando o açúcar estiver derretido, adicione a manteiga e o creme de leite, misturando bem para não empelotar.

Quando a mistura estiver homogênea, pare de mexer e deixe o caramelo cozinhando por mais cinco minutos em fogo médio-baixo.

Desligue o fogo. Espere o caramelo esfriar um pouco e coloque em um pote de vidro com tampa. Feche o pote quando ainda estiver morno.

Mantenha na geladeira. O caramelo dura 3 semanas.

Dicas e observações:

  • Quando você colocar o caramelo no pote, ele estará bem líquido, mas depois que esfriar, ficará cremoso.
  • Sugestão de como comer o caramelo: com panquecas, waffles, pão, bolo ou puro mesmo, de colher!
  • Com essas quantidades que eu ensinei, depois de frio, ele ficará com uma textura de brigadeiro de colher. Se quiser mais molinho, tipo uma calda grossa, faça com 3/4 xic. de creme de leite.

__MG_0032-web

__MG_0023-web
__MG_0039-web

Vídeo da receita:

VEJA TAMBÉM

Sem Comentários

Deixe uma Resposta