Receitas

Churros com Chocolate

03/09/2015

Churros com chocolate (ou chocolate com churros!) são muito populares na Espanha e normalmente as pessoas comem no café da manhã ou da tarde, que eles chamam de “merienda”.

churros-con-chocolate-photo-28-web

Já escutei de vários brasileiros que viajam para a Espanha, sobre a decepção de comer os famosos churros com chocolate. Por quê?! Bem, porque nós brasileiros estamos acostumados com aquele churros açucarado, delicioso, recheado com doce de leite… Huuummmm… 

Mas, o churros da Espanha é um pouco diferente. Ele é mais fino, não tem recheio, não leva açúcar na massa (no máximo um pouco de açúcar polvilhado por cima) e é comumente servido com um chocolate quente (chocolate a la taza) que parece um mingau e também tem pouco açúcar para o nosso paladar de formiguinha.

churros-con-chocolate-photo-32-web

Na minha receita de churros, usei a receita tradicional espanhola, que é a base de farinha de trigo e água, mas para compensar a falta de açúcar, fiz o chocolate quente bem docinho e ficou uma delícia!

Depois que você aprender a fazer, vai pegar gosto pela coisa e… farinha normalmente temos em casa, né?! Então, tem farinha aí? Só os churros fritinhos, passado em bastante açúcar e canela, acompanhado de um café, já vale!

O instrumento ideal para fazer os churros seria uma “churrera”, mas eu não tenho e acho que você também não vai ter, portanto, muito carinho e cuidado na hora de fazer com o saco e bico de confeitar, okay?! Se você achar que a massa ficou muito dura para colocar no saco de confeitar, adicione um ovo ao final, depois da mistura já pronta. E mexa, mexa, mexa, até o ovo ficar bem incorporado. Mas, saiba que já não será o churros tradicional da Espanha. Mas quem liga, né?! A gente quer mesmo é comer, hehe… 

churros-con-chocolate-photo-39-web

Então temos uma receita de churros tradicionalíssima, sem manteiga, sem ovo, sem nadinha! Como os churreros tradicionais fazem na Espanha!!! Olé! Mas também temos uma receita de chocolate quente que “inventei” e ficou ma-ra-vi-lho-sa! Bem melhor do que todos os chocolates a la taza que já tomei na Espanha e acho que isso foi devido a quantidade de açúcar e chocolate meio amargo que coloquei, uma coisa mais adaptada ao gosto brasileiro. Se não quiser comer churros, faz só o chocolate e come de colher! Eu me amo porque sempre dou bons conselhos… Hahaha!

Sem mais blá-blá-blá… Receitinha por escrito e vídeo abaixo!! 

Ingredientes para os churros:

1 xic. (chá) de farinha de trigo

1 pitada de sal

1 xic. (chá) de água

1 col. (sopa) de azeite

Óleo para fritar

Açúcar para polvilhar

Modo de preparo:

Peneire a farinha de trigo e adicione a pitada de sal, reserve.

Leve a água com a colher de azeite para ferver. Quando a água ferver, adicione na tigela de farinha e misture bem até que fique tudo bem incorporado (pelo menos uns 5 minutos).

Coloque a massa em um saco de confeitar com um bico estrelado (tipo 1M da Wilton), apertando bem a massa para não ficar com bolhas de ar. 

ATENÇÃO: se a massa ficar com bolhas de ar, os churros podem estourar na hora de fritar.

Faça tirinhas com a massa, em cima de um papel manteiga.

Coloque o óleo em uma frigideira e leve para esquentar em fogo médio.

Frite os churros até dourar. Coloque em um prato forrado com papel toalha para absorver um pouco do óleo, polvilhe açúcar e reserve.

Ingredientes para o chocolate a la taza:

1 xic. (chá) de água

1 xic. (chá) de leite

3 col. (sopa) de açúcar

2 col. (sopa) de cacau em pó

1 col. (sopa) de maisena

1 pitada de sal

120g de chocolate meio amargo picado

Em uma panelinha ou leiteira, misture a água, o leite, o açúcar, a maisena e a pitada de sal. Mexa bem.

Leve ao fogo mexendo até começar a ferver. 

Retire do fogo e adicione o chocolate meio amargo. Mexa até que o chocolate derreta completamente.

Volte a mistura ao fogo, mexendo até engrossar.

Retire do fogo, coloque em uma xícara e prontinho!

Agora é só “chuchar” os seus churros nesse chocolate e ser feliz!!! 😉

churros-con-chocolate-photo-50-web churros-con-chocolate-photo-52-web churros-con-chocolate-photo-55-web churros-con-chocolate-photo-58-web

Vídeo da receita:

VEJA TAMBÉM

2 Comentários

  • Reply Renata 31/01/2016 at 1:21 pm

    Delicia amiga. !!!

    • Reply Maureen Garcia 31/01/2016 at 6:01 pm

      Saudades amore… <3

    Deixe uma Resposta