Receitas

Crumble de maçã

12/10/2015

Outro dia eu estava com umas maçãs aqui em casa que não estavam muito saborosas… Então pensei, “tenho que inventar um bolo ou alguma outra coisa para fazer com essas maçãs.” Como muitos de vocês sabem, Marc é inglês, e como bom inglês, gosta das sobremesas da terrinha (dele, of course!). Juntando as maçãs sem gosto e um marido que ia ficar feliz com um doce de origem britânica, completei meus pensamentos: “apple crumble”, ou melhor, crumble de maçã!

_MG_0066_webCrumble de maçã é uma sobremesa fácil de fazer e fica uma delícia… Os ingredientes são simples e é bem provável que você tenha a maioria deles na sua casa. Não se assuste com o “crumble” do nome… Como eu disse anteriormente, não tem nada de complicado nessa receita, é apenas maçã com uma farofinha doce por cima. Huummm… Recheio da maçã, com uma cobertura que depois de levada ao forno, ficará crocante. Gente, só fazendo e comendo para vocês entenderem do que eu estou falando. É bem o tipinho de “comfort food” que os ingleses adoram, e nós brasileiros, também! Ah! e você pode substituir a maçã por pêra.

A maçã que eles normalmente usam para fazer essa receita é a Bramley, que é um tipo de maçã verde, muito comum no Reino Unido. Mas pra falar a verdade, nem sei que maçã eu tinha aqui em casa no dia que eu fiz. Eram de dois tipos diferentes e estavam bem ruinzinhas, mas a sobremesa… aiai… ficou um sonho! A melhor maneira de comer é quando sai do forno, quentinho, com uma bola de sorvete de baunilha… Hummmm… Deu água na boca só de pensar!

_MG_0072_webAqui em casa não tinha sorvete, e eu estava com preguiça de ir até o mercado comprar, mas, mesmo sendo o acompanhamento perfeito para o crumble de maçã, no final ele não fez falta! A receita rende seis porções, mas o Marc e eu devoramos tudo em um dia! Sempre digo que esse negócio de porção é muito relativo.

Ingredientes para 6 porções:

Para a cobertura:

1/2 xic. (chá) de farinha de trigo

1/2 xic. (chá) de aveia em flocos grossos

1/2 xic. (chá) de açúcar mascavo ou demerara

1/2 col. (chá) de fermento em pó

1/4 col. (chá) de canela em pó

Uma pitada de sal

1/3 xic. (chá) de manteiga sem sal, gelada, cortada em quadradinhos

Para o recheio:

4 maçãs médias, descascadas e cortadas em fatias finas

3 col. (sopa) de manteiga sem sal, derretida

2 col. (sopa) de farinha de trigo

1 col. (sopa) de suco de limão

3 col. (sopa) de leite

1/2 col. (chá) de pasta ou extrato de baunilha (se você não tiver nenhum dos dois, pode ser essência)

1/4 xic. (chá) de açúcar mascavo ou demerara

1/2 col. (chá) de canela em pó

Uma pitada de sal

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180 graus.

Em um refratário pequeno, misture (dando umas amassadinhas) todos os ingredientes com um garfo, até virar uma farofinha. Reserve na geladeira.

Para o recheio: em um refratário médio, misture bem a manteiga derretida e a farinha, até que fique bem incorporado. Adicione o limão, o leite, a baunilha e misture bem. Adicione o açúcar, a canela e o sal e misture mais um pouco. Adicione as maçãs fatiadas e misture delicadamente até elas ficarem envoltas pela mistura.

Coloque as maçãs em uma assadeira de 20x20cm, adicione a cobertura por cima, distribuindo uniformemente. Leve ao forno de 30 a 35 minutos. Retire do forno e espere esfriar uns 10 minutos antes de servir.

A receita foi adaptada do blog  Tastes Better From Scratch.

_MG_0074_webEspero que vocês tenham gostado.

Quando fizerem, não esqueçam de postar no Instagram com a hashtag #eusoquerotudo porque daí eu vejo, dou um curtir e comento! 🙂

Beijocas e nos vemos no próximo post.

 

VEJA TAMBÉM

Sem Comentários

Deixe uma Resposta