Receitas

Cupcake Red Velvet (vídeo)

01/06/2015
cupcake-red-velvet-blog

Quando pensei em uma receita especial para o Dia dos Namorados, logo me veio à cabeça um Cupcake Red Velvet, porque o Red Velvet (traduzindo: veludo vermelho) é um bolo lindo, com uma cor muito bonita e também é saboroso. Nele, é usado o buttermilk (que eu fiz misturando leite com suco de limão), um pouco de cacau em pó e corante alimentício vermelho para garantir o “red”.

cupcake-red-velvet-photo-033-web

Para essa receita, apresento duas opções para servir, o cupcake tradicional e o cupcake no potinho. Eu sei que a ideia do cupcake ainda assusta muita gente, e também sei que devido a uns cupcakes “suspeitos” que vendem por aí, algumas pessoas não gostam do famoso bolinho. Mas a receita é simples e se você não tiver forma para cupcake, pode fazer em uma forma normal de bolo (redonda ou retangular) e depois é só esfarelar e fazer camadas de farelos e cobertura em um potinho de vidro. Vai ficar delicioso e lindo!

Normalmente, dia dos namorados aqui em casa não tem nada a ver com o consumismo que rola por aí… Aqui na Espanha não temos problemas para sair para jantar no dia 12 de junho, porque o dia dos namorados aqui é em fevereiro. Mas, lembro que no Brasil, os restaurantes ficavam bem movimentados nessa noite, o que pode ser um transtorno se você não fizer uma reserva antecipada. Em casa o que fazemos, é preparar algo especial, um cartão, ou sair no dia para dar um passeio pela cidade, por um parque, almoçar em algum lugar diferente, ou ficar juntinho vendo um filme na televisão. E não compramos presentes, mas eu sempre faço bolo ou cupcakes ou brigadeiros. O Marc gosta de qualquer uma das opções, com ele não tem tempo ruim. E ele amooouuu esse cupcake Red Velvet, tive que controlar para a criatura não comer tudo em um dia!

cupcake-red-velvet-photo-102-web

O dia dos namorados é uma data comercial sim, mas também é uma data para celebrar o amor e não é preciso comprar presentes caros para fazer isso. Como aqui em casa, você também pode comemorar à sua maneira. Reserve o dia para dizer e demonstrar a pessoa que você ama o quanto que ela é especial, e quer melhor maneira de demonstrar isso do que cozinhando para essa pessoa? E se estiver solteiro, que tal celebrar o amor por você mesmo, pela sua família, pelos seus amigos!?

cupcake-red-velvet-photo-003-web

Ingredientes:

1/2 xic. (chá) de leite

2 col. (sopa) de limão espremido

1 xic. (chá) de farinha de trigo

2 col. (chá) de cacau em pó

1/2 col. (chá) de sal

3/4 xic. (chá) de açúcar cristal

2/3 xic. (chá) de óleo

1 ovo

1 col. (chá) de extrato de baunilha

1 col. (sopa) de vinagre branco

1/2 col. (chá) de bicarbonato de sódio

1 col. (chá) de corante vermelho em pasta ou gel

Cobertura:

1 xic. (chá) de cream cheese gelado

3 col. (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente

3 xic. (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado

Confeitos de sua preferência

Preaqueça o forno a 180 graus e coloque os moldes de papel na forma de cupcake.

Coloque o leite em um copo e adicione o suco de limão. Deixe repousar por 10 minutos.

Em um refratário, peneire a farinha, o cacau e o sal e reserve.

Na batedeira, bata o açúcar e o óleo até que fique bem misturado. Adicione o ovo e o extrato de baunilha e continue batendo. Com a batedeira em velocidade baixa, adicione a mistura de farinha pouco a pouco. Adicione o leite (misturado previamente com o limão) e continue batendo.

Em um copo, misture o bicarbonato com o vinagre e quando borbulhar, adicione a mistura na batedeira. 

Adicione o corante e se achar que a sua massa não está vermelha o suficiente, adicione um pouco mais de corante (a intensidade do vermelho muda de uma marca para outra).

Distribua a mistura nas forminhas de cupcake e leve ao forno de 20 a 22 minutos. Tire do forno, deixe esfriar por 5 minutos na forma e depois transfira para uma grade de resfriamento.

Cobertura:

Bata o cream cheese e a manteiga. Adicione o açúcar de confeiteiro pouco a pouco e bata em velocidade baixa até a mistura ficar bem cremosa (com uma textura parecida com sorvete).

Coloque a mistura num saco de confeitar (eu usei o bico 1M da Wilton). Cubra os cupcakes e polvilhe confeitos de sua preferência.

Para o cupcake no potinho:

Corte o cupcake em duas fatias. Coloque uma fatia no fundo do pote, depois coloque um pouco da cobertura. Repita esse processo mais duas vezes e polvilhe com confeitos de sua preferência.

Prontinho para devorar ou para presentear! Ou os dois!!!

cupcake-red-velvet-photo-102-web cupcake-red-velvet-photo-093-web cupcake-red-velvet-photo-089-web cupcake-red-velvet-photo-082-web cupcake-red-velvet-photo-079-web cupcake-red-velvet-photo-045-web

Vídeo da receita:

[video_player type=”youtube” width=”640″ height=”360″ align=”center” margin_top=”0″ margin_bottom=”20″]aHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vd2F0Y2g/dj1aZW9xd3lFR05FZw==[/video_player]

VEJA TAMBÉM

Sem Comentários

Deixe uma Resposta