Receitas

Cupcake de Baunilha

04/05/2014

cupcake-de-baunilha-1

Eu não sou confeiteira, mas tenho o sangue de cozinheira da família e sou curiosa. Adoro um bolinho, biscoitinho e qualquer coisa do gênero. Essa receita é de uma “chica” aqui da Espanha, chamada Alma Obregón. Alma escreveu alguns livros de receita, tem uma loja em Madri que vende artigos para confeitaria e também tem um blog chamado Objetivo Cupcake Perfecto. Ela é super fofa e querida, gente como a gente e faz assim umas 500 coisas ao mesmo tempo… Além de tudo isso que eu citei, a menina ainda é corredora!

cupcake-de-baunilha-2

Eu ganhei o livro “Objetivo: Cupcake Perfecto” e não consegui fazer todas as receitas que me interessaram ainda, porque ando numa “vibe” mais saudável e querendo comer menos açúcar e alimentos refinados em geral (pão branco, biscoitos, bolos, cereais industrializados…). Mas também não sou neurótica e de vez em quando, pooode! 🙂 Testei o Cupcake de Baunilha e traduzi a receitinha para postar aqui para vocês. Não tem segredo e cupcakes são lindos para presentear, servir em uma reunião de amigos ou para a família degustar no final de semana… Vamos à receitinha!

cupcake-de-baunilha-3

Depois das fotinhas, vamos à receitinha!

Ingredientes:

Para os bolinhos (12 porções):

– 115g de manteiga sem sal e em temperatura ambiente

– 220g de açúcar

– 3 ovos

– 200g de farinha de trigo

– 1 1/2 col. chá de fermento em pó (tipo Royal)

– 120ml de leite semidesnatado

– 1 col. chá de extrato de baunilha

Para o xarope:

– 100g de açúcar branco

– 100ml de água

– 1 col. chá de extrato de baunilha e as sementes de uma fava de baunilha

Para cobertura:

– 250g de manteiga sem sal e em temperatura ambiente

– 325g de açúcar de confeiteiro

– 1 col. chá de extrato de baunilha

– 2 ou 3 colheres de sopa de leite semidesnatado

– sementes de uma fava de baunilha

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180 graus e prepare a forma de cupcake com as forminhas de papel. Peneire a farinha e o fermento em um refratário e reserve.

Bata a manteiga com o açúcar até que a mistura fique homogênea e de uma cor clara. Acrescente os ovos, um a um, batendo sempre. Depois, acrescente metade da farinha e bata em velocidade baixa. Acrescente o leite com o extrato de baunilha dissolvido e bata mais um pouco. Acrescente a outra metade da farinha e bata em velocidade baixa até que a mistura fique homogênea. Coloque a mistura nas forminhas de cupcake e leve ao forno de 22 a 25 minutos.

Enquanto os cupcakes assam, prepare o xarope em uma panela, esquentando o açúcar com a água até que a mistura ferva. Retire do fogo e adicione o extrato de baunilha e as sementes da fava. Deixe amornar.

Quando tirar os cupcakes do forno, faça furinhos na massa com um palito de dente e pincele o xarope. Deixe esfriar os cupcakes completamente.

Como preparar o creme de manteiga para a cobertura:

Peneire o açúcar de confeiteiro e coloque na vasilha da batedeira com a manteiga, as sementes da fava de baunilha, o extrato de baunilha e o leite. Cubra a vasilha com um pano e bata na velocidade baixa por um minuto (tem que cobrir com um pano porque a mistura espirra). Depois aumente a velocidade para média-alta e bata por mais uns 5 minutos. O creme ficará quase branco e a textura muito cremosa.

Decore os cupcakes depois de frios com essa mistura, usando um saco de confeitar. Decore com granulado ou com algum outro confeito que você tenha em casa (pode se em forma de coração, açúcar colorido…).

Agora é fazer um cafezinho ou um chá e desfrutar a sua obra de arte! 😉

Dicas:

– Quando encher as forminhas de cupcake, não encha até o topo, e sim uns 2/3. Se encher muito, provavelmente a massa transbordará.

– A forma de cupcake é fundamental, sem ela, as forminhas de papel abrem e perdem a forma.

– Você pode substituir o extrato de baunilha pela essência de baunilha, mas o resultado não será o mesmo. Se você sempre faz bolos e biscoitos, vale a pena investir em um vidrinho do extrato.

Se fizerem a receitinha e curtirem, deixem um comentário aqui para me deixar feliz! 😉

Beijocas da Mau.

VEJA TAMBÉM

Sem Comentários

Deixe uma Resposta