Um tempo atrás uma amiga pediu que eu fizesse o bolo de aniversário dela. E o bolo que ela me pediu foi um Bolo de Cenoura com Brigadeiro. Acho que ela estava pensando em um bolo desses quadradinhos, que a gente faz e na forma mesmo coloca a cobertura. Masssss… Por mais que um bolo de cenoura comum seja divino e delicioso, eu não ia fazer um bolo de aniversário com cara de bolo que a gente faz para o café da tarde, hehe… Então pensei “vou fazer um bolo de cenoura que além de gostoso, vai ficar bonito, com cara de bolo de festa!”.
Ficou delicioso e lindo! Estava escolhendo as fotos para o post agora e me deu água na boca… Acho que vou ter que fazer um para matar minhas lombriguinhas!!! E já aviso, é difícil comer só um pedacinho…
É uma receita de bolo de cenoura tradicional (com a diferença de que eu cozinho a cenoura) e o único segredo é o ponto do brigadeiro. Se ele ficar muito puxa-puxa, fica difícil de cobrir o bolo, gruda tudo na espátula e se for colocar no bico de confeitar, fica difícil de sair do bico, portanto, assim que começar desgrudar da panela, já tem que tirar o brigadeiro do fogo.
Ingredientes:
2 xic. (chá) de cenoura descascada e picada
3 ovos
1/2 xic. (chá) de óleo (eu usei o de girassol)
2 xic. (chá) de farinha de trigo
1 col. (sopa) de fermento em pó
1 1/2 xic. (chá) de açúcar
Para o recheio e a cobertura:
1 1/2 lata de leite de condensado
5 col. (sopa) de cacau em pó
2 col. (sopa) de manteiga sem sal
1 col. (chá) de essência de baunilha
Confeitos para decorar
Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Cozinhe as cenouras até que fiquem macias. Escorra a água e deixe que esfriem um pouco.
Bata no liquidificador a cenoura cozida, os ovos e o óleo, até virar uma mistura homogênea.
Peneire a farinha e o fermento num refratário, acrescente o açúcar e a mistura do liquidificador e misture até ficar tudo bem incorporado.
Unte duas formas de 18cm de diâmetro e forre o fundo das duas com papel manteiga. Coloque a massa distribuída igualmente nas duas formas e leve ao forno para assar de 40 a 45 minutos (na dúvida, sempre faça o teste do palito: espete um palito de churrasco no meio do bolo, se ele sair limpo, o bolo já está assado). Se você não tiver duas formas, pode utilizar apenas uma e cortar o bolo ao meio para recheá-lo, mas nesse caso use uma forma de 20cm de diâmetro, para o bolo não transbordar ou crescer muito no meio.
Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Com cuidado e usando uma faca grande, nivele a altura dos bolos. Reserve.
Para o recheio e a cobertura:
Numa panela, coloque todos os ingredientes (menos os confeitos). Misture bem e leve ao fogo médio baixo, sem parar de mexer até começar desprender do fundo da panela. Assim que começar desprender, retire do fogo e coloque em uma tigela. Deixe esfriar até ficar em temperatura ambiente. Quando estiver frio, recheie e cubra o bolo com a ajuda de uma espátula ou com o saco de confeitar (eu usei a espátula para cobrir e usei o saco de confeitar para fazer umas “pitanguinhas” ao redor do bolo.
Para rechear e cobrir:
Coloque um pouquinho do brigadeiro no fundo do prato (na foto usei uma tábua, mas no aniversário da minha amiga eu montei o bolo em um prato). Coloque um dos bolos por cima desse brigadeiro (eu uso sempre a cobertura ou recheio como “cola”, para não correr o risco do bolo escorregar do prato na hora de servir). Acrescente uma camada de recheio e coloque o outro bolo por cima. Cubra com uma camada generosa do brigadeiro e use confeitos de sua preferência para decorar.
Eu espero que vocês tenham gostado dessa belezura!
Se fizer o bolo ou qualquer outra receita aqui do Eu Só Quero Tudo, não esqueça de postar com a hashtag #eusoquerotudo lá no Instagram!!!
Beijocas e nos vemos no próximo post. 😉
Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.