Aqui na Catalunha, cada festa tem sua sobremesa e a Crema Catalana para os catalães, é a “crema de Sant Josep”, e é tradição comer essa doçura no dia de São José (19 de março), que é o equivalente ao nosso dia dos pais. No entanto, se pode encontrar a sobremesa o ano todo na maioria dos restaurantes por aqui. É também conhecida pelo nome de “crema quemada”.
A crema catalana é feita com gema de ovos, açúcar, maisena e leite, aromatizada com canela e casca de limão siciliano. Como é praticamente a mesma receita do nosso conhecido creme de confeiteiro, você também pode utilizá-la para rechear bolos e tortas. Para serem servidas como sobremesa, que foi como eu fiz, é só colocar em tigelinhas de cerâmica e caramelizar o açúcar com um maçarico de cozinha (ou com uma colher, como eu explico no vídeo). É uma receita muito simples, de preparação rápida, e o charme todo está no açúcar queimado por cima, que dá uma crocância e um sabor perfeito a sobremesa. Você pode fazer com antecedência e deixar na geladeira até a hora de servir, apenas caramelizando o açúcar quando for levar à mesa, garantindo assim que ficará crocante e você e os seus convidados poderão quebrar a casquinha com uma colher, o que é a segunda melhor coisa dessa sobremesa (a primeira é comer!).
Apesar de muita gente achar e dizer que a crema catalana é a mesma coisa que o francês crème brûlée, eles são apenas da mesma família, mas não a mesma “pessoa”. Existem algumas diferenças, como a forma de cozinhar, a forma de aromatizar e alguns ingredientes distintos (o crème brûlée por exemplo, leva creme de leite, e a crema catalana, não). Dizem até que a crème brûlée veio da crema catalana. Mas eu não vou entrar nessas discussões territorialistas de donos da sobremesa, hehe…
Antes dos ingredientes e da receita, gostaria de dizer uma coisa… Enquanto eu filmava, eu lembrei de ter visto em um blog uma crema catalana com Nutella. Como eu digo no vídeo: total sem necessidade! 😀 Masss… Que que tem adicionar um pouco mais de doçura à uma sobremesa?!!
Chega de blá-blá-blá e vamos à receita!
Ingredientes:
1/2 litro de leite
3 gemas
1/4 xic. (chá) de amido de milho
1 pedaço de canela em pau
Casca de 1/2 limão siciliano
1/2 xíc. (chá) de açúcar
Nutella (opcional)
Açúcar cristal para caramelizar
Modo de preparo:
Esquente 400ml do leite com o açúcar, a canela e a casca de limão até levantar fervura. Reserve.
Misture bem as gemas, os 100ml de leite que restaram e o amido de milho até o amido dissolver.
Adicione a mistura de leite que foi fervida anteriormente na mistura de ovos, mexendo bem.
Passe a mistura por uma peneira e coloque de volta na panela. Leve ao fogo médio até engrossar.
Distribua a mistura em potes de cerâmica (pode ser de barro ou porcelana também). Deixe esfriar, cubra com plástico filme e leve a geladeira. Se optar por adicionar Nutella, coloque uma colherada no potinho antes de adicionar o creme no potinho.
Na hora de servir, polvilhe com o açúcar cristal, formando uma capa por cima do creme e queime com um maçarico de cozinha ou com as costas de uma colher* até que o açúcar fique caramelizado.
*esquente as costas da colher no fogão e use para queimar o açúcar. Quando a colher esfriar, lave, esquente de novo e continue caramelizando o açúcar. A colher vai ficar preta, então escolha uma colher “velhinha”.
Vídeo da receita:
4 Comentários
Só as fotos já deram água na boca…..rsssss…. Imagina degustar essa delícia!!!!!
Quando eu for eu faço pra vc! 😉
Maureen, que legal! Queria ter visto esse antes! 2a-feira passada foi minha aula aqui de culinária com Inspiração Espanhola, para um cardápio vegetariano. A sobremesa foi uma crema catalana, com todas as histórias, os parentescos entre o brulèe francês e nossa gemada, até a prima portuguesa, crema leite. Muito legal seu vídeo e as fotos estão ótimas!
Quando vi a com Nutella lembrei na hora naquele potão e pensei “ptq, ela não fez isso? Quero agora!” hgahahahaha. Você não acabou com a sobremesa, você a elevou a um grau de gordice do céu 😉
Para a aula eu dei a receita tradicional, mas fiz mesmo foi a minha versão: com limão tahiti e cardamomo, ao invés de canela. Experimente!
Beijos!
Cath.
Aaaaa! Que linda! Obrigada… Eu faço tudo com muito carinho e meu marido tem me ajudado bastantão com as fotos e vídeos. Que bom que você gostou da minha Crema Catalana Turbinada! Hahaha… 😀 Fiquei curiosa para provar a crema com o limão tahiti e cardamomo. Estou na casa dos meus sogros e quero fazer para eles, acho que vou testar a sua versão… Depois te conto! 😉 Beijão… :*
Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.