Mince pie é uma tortinha de origem inglesa recheada com frutos secos, açúcar, condimentos e brandy (um tipo de bebida destilada). É um clássico na época da Natal e faz parte das festas de fim de ano desde o século XVI. A receita original contém sebo (tradução literal de “suet”) e carne moída, mas hoje em dia, existem muitas adaptações e nem todos usam esses ingredientes nas deliciosas tortinhas.
Eu fiz uma versão anglo brasileira, sem sebo (eca!) e sem carne, usando ingredientes fáceis de encontrar no Brasil e dando o nosso toque de ziriguidum, trocando o brandy pela queridíssima cachaça! O mais importante de isso tudo: minha tortinha foi super aprovada pelo inglês que mora aqui em casa! 😀
Sinceramente eu não ia prepará-las para esse Natal, porque já estava com meu menu pronto, no entanto contudo porém todavia, para um inglês, Natal não é Natal se não tiver mince pies. E eu fiquei com peninha do meu Marc e fui pra cozinha desenvolver a receita da minha tortinha! E ficou uma delícia e agora fiquei super a favor de mince pies no Natal e no restante do ano também!
Tem um ditado inglês que diz que se você comer uma mince pie por dia, do Natal até o dia de Reis (6 de janeiro), você terá felicidade pelos próximos 12 meses! Não custa nada tentar, né?!
Com vocês, a minha receita anglo brasileira de mince pies!
Ingredientes:
Recheio:
150g de uvas-passas pretas (1 xic.)
150g de uvas-passas brancas (1 xic.)
100g ameixas secas picadinhas (3/4 xic.)
100g de cerejas em calda, sem a calda e picadinha (1/2 xic.)
150g açúcar mascavo (1 xic.)
90g manteiga em temperatura ambiente
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de cravo em pó
1/4 colher de chá de gengibre em pó
160ml de cachaça ou rum (2/3 xic.)
2 maçãs descascadas, sem as sementes e ralada (usei maçã do tipo Granny Smith, mas pode ser qualquer outra variedade)
Raspas e suco de 1 laranja
2 colheres de sopa de mel
Massa:
560g de farinha de trigo (4 xic.)
280g de manteiga sem sal gelada e cortada em cubinhos
100g de açúcar de confeiteiro (1/2 xic.)
2 ovos batidos levemente com um garfo
5 colheres de sopa de leite
1 pitada de sal
Raspas de uma laranja (opcional)
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de preparo do recheio:
Prepare o recheio com pelo menos um dia de antecedência. Em uma panela grande adicione 80ml (1/3 xic.) da cachaça e o restante dos ingredientes (reserve a outra metade da cachaça para o final) e misture bem. Leve ao fogo médio, mexendo delicadamente até que a mistura ferva. Abaixe o fogo e cozinhe por 25 minutos ou até que as frutas absorvam a maior parte do líquido da panela. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Adicione o restante da cachaça e misture bem. Coloque em vidros esterilizados e leve a geladeira. Você pode deixar essa mistura na geladeira por até duas semanas.
Modo de preparo da massa:
Numa tigela peneire a farinha de trigo e o açúcar de confeiteiro. Acrescente a manteiga cortada em cubos e vá mexendo com as pontas dos dedos até ficar como uma farofa. Se for usar as raspas da laranja, adicione e misture mais um pouco. Adicione os ovos e o leite e misture bem com as mãos até obter uma bola de massa. Polvilhe uma superfície com farinha de trigo e abra a massa (usando as mãos) até que fique com uma espessura de mais ou menos 2cm. Embrulhe a massa em um plástico filme e leve a geladeira por meia hora. Se quiser também dá para preparar a massa com antecedência, pois ela pode ficar na geladeira por até três dias.
Preaqueça o forno a 200 graus. Retire a massa da geladeira e abra em uma superfície polvilhada com farinha de trigo (ou entre dois pedaços de papel manteiga) até que fique com 3 milímetros de espessura mais ou menos. Corte a massa em círculos usando um cortador de biscoitos ou um copo (o diâmetro depende da forminha que você vai usar para fazer as tortinhas, eu usei forminha para cupcake, e o diâmetro do meu cortador foi de 8cm). Lembre-se que o círculo tem que ser maior do que o diâmetro da forminha, porque a massa tem que ser o suficiente para o fundo e as laterais da tortinha.
Forre as forminhas com a massa cortada em círculo, coloque o recheio e cubra com um pedaço de massa cortado em círculo ou estrela (ou outro formato de sua preferência).
Coloque no forno para assar de 20 a 25 minutos.
Retire do forno, espere esfriar um pouco polvilhe açúcar de confeiteiro e está pronto para servir.
Rendimento: tudo depende do tamanho da sua forminha, as minhas renderam 30 unidades.
Dica: como rende várias tortinhas, você pode congelar depois de assada. Tire da forma ainda mornas, espere esfriar e armazene em potes plásticos bem fechados no freezer/congelador. Quando quiser comer, tire do freezer/congelador com uma hora de antecedência.
Beijocas e até o próximo post.
Sem Comentários
Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.