Receitas

Bolinho de abóbora sem glúten e sem lactose – Especial Halloween

27/10/2016

Olá!

Receitinha mais do que especial hoje… 😉

Como muito de vocês sabem, o canal do Eu Só Quero Tudo no Youtube começou com uma receita especial de Halloween, que foi um brigadeiro de copinho com uma decoração bem horripilante! 😀

Em 2015, para comemorar um ano do canal, também fiz uma semana inteira de vídeos, com um vídeo de Crie Você Mesmo e seis receitas, incluindo uma para o Halloween (já virou tradição aqui no blog e no canal!), que foi um cheesecake de chocolate que não precisa ir ao forno e é sucesso garantido de sabor.

E claro que esse ano, com o canal completando 2 anos, eu não deixaria passar em branco essa data, então eu fiz um bolinho de abóbora sem glúten e sem lactose para você poder fazer para sua festinha de Halloween ou em qualquer outro momento, por que não temos que esperar o Halloween ou as festas juninas para comer um bolinho de abóbora delicioso!

_mg_0039-web

Resolvi fazer sem lactose porque sou intolerante, mas depois no final das contas, enquanto desenvolvia essa receita optei por fazer também sem glúten para quem tem não pode ingerir essa proteína poder comer essa gostosura de bolinho. Adicionei coco, canela e noz-moscada, para dar ainda mais sabor. Fiz na forma de porções individuais porque é mais fácil de servir em uma festinha, mas você pode tranquilamente fazer um bolo grande, apenas tem que aumentar o tempo de forno.

Renderam 12 bolinhos, mas a quantidade pode mudar de acordo com o tamanho da sua forminha. 😉

_mg_0080-web

Ingredientes:

2 xic. (chá) de abóbora crua, descascada e picada

1 pau de canela

2 ovos

1 xic. (chá) de açúcar (usei o demerara, mas pode ser o branco ou mascavo)

1 1/2 xic. (chá) de farinha de arroz

1/2 xic. (chá) de coco ralado

1 col. (sopa) de fermento em pó

1 pitada de sal

1/2 col. (chá) de canela e pó

1 pitada de noz moscada

2 col. (sopa) de óleo de coco (ou outro de sua preferencia)

1/4 xic. (chá) de leite de coco

Para a cobertura:

4 col. (sopa) de açúcar

3 col. (sopa) de cacau em pó

1 col. (chá) de amido de milho

1/3 xic. (chá) de água

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180 graus.

Primeiro cozinhe a abóbora: em uma panela, coloque a abóbora, o pau de canela e água o suficiente para cobrir. Leve ao fogo para cozinhar. Quando a abóbora estiver macia, desligue o fogo, escorra e retire o pau de canela. Transfira para um prato, espere esfriar um pouco e amasse bem com um garfo. Reserve.

Em um refratário médio, coloque a farinha de arroz, o coco ralado, a pitada de sal, o fermento, a canela e a noz-moscada. Misture e reserve.

Em um refratário grande, coloque os ovos e o açúcar e bata até virar um creme esbranquiçado. Adicione a abóbora previamente amassada, o óleo de coco, o leite de coco e misture. Adicione a mistura seca aos poucos e vá batendo até tudo ficar incorporado.

Distribua em forminhas de cupcake previamente preparadas com moldes de papel. Leve ao forno de 20 a 30 minutos.

Enquanto o bolinho assada, prepare a cobertura.

Em uma panela leve todos os ingredientes da cobertura, misture e leve ao fogo médio-baixo mexendo sempre até os ingredientes dissolverem e a mistura engrossar um pouco. Desligue o fogo e reserve.

Retire os bolinhos do forno, espere esfriar por uns dois minutinhos e transfira para uma grade de resfriamento (se não tiver, não tem problema). Cubra os bolinhos com a cobertura e decore com confeitos ou como preferir.

Dica:

  • Esse bolo pode ser batido na mão ou na batedeira. Se for bater na mão, use um fouet, principalmente na primeira parte para bater os ovos com o açúcar.
  • Um ano atrás fiz um vídeo para o YouTube falando sobre materiais para fazer cupcakes. Indico assistir porque no vídeo eu dou algumas dicas para quem quer fazer mini-bolinhos/cupcakes/muffins. 😉 Clique aqui para assistir.

_mg_0089-web _mg_0096-web _mg_0105-web

Um feliz Halloween pra quem vai comemorar essa data e muito obrigada pela companhia de vocês por mais esse ano.

Se você chegou aqui no blog agora e não está inscrito no canal do YouTube ainda, inscreva-se! 🙂 Lá eu compartilho nossa vida viajando em um motorhome, lugares lindos que passamos e também receitinhas gostosas e fáceis de fazer. Um beijão galera!

Vídeo da receita:

VEJA TAMBÉM

Sem Comentários

Deixe uma Resposta