Receitas

Clafoutis de maçã

05/05/2016
_MG_0047-web

Olá!

Nesse post vou ensinar como fazer uma sobremesa clássica francesa e por incrível que pareça, muito fácil: Clafoutis de maçã!
_MG_0009-web
Achei a cara dos Dia das Mães essa delícia, por isso estou postando hoje pra vocês, para dar tempo de preparar com calma para o final de semana! Se você não for passar o Dia das Mães com a sua mamis, faz pra você mesmo, pra tia, pra sogra, pra vizinha!! 😉

O mais habitual na França é que o clafoutis seja feito de cereja, mas como cereja não é uma fruta fácil de se encontrar no Brasil e quando encontramos ela tem um preço bem salgadinho, a minha receita vai ser com maçã, fruta que encontramos em qualquer mercadinho! Sinta-se à vontade para substituir por pêra ou cereja (aqui eles colocam com caroço e tudo, mas você pode tirar para facilitar na hora de comer).

_MG_0017-webPodemos chamar de “a sobremesa francesa mais fácil de fazer”! Os ingredientes são aqueles que normalmente temos em casa, como leite, farinha, açúcar… Usei rum para aromatizar, mas pode ser raspas de laranja, sementinhas de uma vagem de baunilha e um extrato de amêndoas também cai bem. No vídeo eu falo que podemos chamar o clafoutis de torta de maçã para não parecer tão complicado, mas na verdade, acredito que fica mais parecido com um pudim… Então vamos a receita do nosso clafoutis / torta / pudim de maçã! 😀

Ingredientes:

3 maçãs médias

4 ovos

1/2 xic. (chá) de açúcar

3/4 xic. (chá) de farinha de trigo

1 pitada de sal

2 col. (sopa) de rum (opcional)

400ml de leite

Manteiga para untar

Farinha para polvilhar

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180 graus.

Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Usei uma forma redonda de 23cm de diâmetro e 5cm de altura.

Descasque e pique a maçã e distribua pela forma. Eu cortei em uns pedaços até grandinhos, mas você pode cortar bem fininha se preferir.

Coloque os ovos em um refratário e bata levemente. Adicione o açúcar e bata mais um pouco. Adicione o rum e mexa para incorporar.

Adicione a pitada de sal e a farinha de trigo e mexa até a farinha ficar incorporada na mistura. Adicione o leite e mexa bem até tudo ficar bem dissolvido no leite. Coloque essa mistura por cima das maçãs.

Leve ao forno de 45 a 55 minutos, ou até que dê uma douradinha por cima e quando você espetar uma faca no meio do clafoutis, a faca tem que sair limpa.

Pode ser servido frio ou morno.

Polvilhe açúcar de confeiteiro na hora de servir (opcional).

_MG_0040-web _MG_0047-web _MG_0054-web _MG_0056-web _MG_0059-web

Vídeo da receita:

VEJA TAMBÉM

Sem Comentários

Deixe uma Resposta