Receitas

Molho Tzatziki

11/02/2016

Molho tzatziki é um molhinho grego à base de iogurte e pepino e é delicioso… Além de gostoso, também é saudável, low carb e sem glúten! E é muito fácil de fazer… é praticamente misturar todos os ingredientes e está pronto!

_MG_0052-mod

No tzatziki tradicional, usa-se o dill (endro) como tempero, mas nem sempre encontro para comprar, portanto já tem um tempo que na minha receita, substituí por salsinha. Também pode ser substituído por hortelã ou cebolinha frescas.

Existem diferentes versões e aqui nesse post eu apresento a minha. Faço esse molho sempre para acompanhar saladas e frango grelhado e fui adicionando um temperinho aqui, tirando outro ali e cheguei na minha receita preferida. Ele também fica ótimo com outros tipos de carne e como acompanhamento para uma torradinha e até para incrementar um sanduíche. Faz aí na sua casa e depois me conta o que achou e como você comeu o seu molho tzatziki.

_MG_0055-mod

Na receita vai iogurte grego natural, pode ser do normal ou o light. Pode ser substituído pelo o iogurte natural tradicional (sem ser grego), mas eu acho que com o grego fica muito melhor! 🙂 Ah! E se você não gosta de alho, não precisa colocar (eu amo e na minha opinião fica uma delícia com!)

Ingredientes:

1 pepino médio/grande descascado e sem sementes

1 pitada de sal para o pepino

1 1/2 xic. (chá) de iogurte grego natural (ou iogurte natural normal)

2 col. (sopa) de limão espremido (opcional)

2 dentes de alho amassados (opcional)

1/2 col. (chá) de sal

1 col. (sopa) de salsinha fresca picadinha (pode ser também: dill, hortelã, cebolinha)

Pimenta-do-reino para temperar

Modo de Preparo:

Rale o pepino e polvilhe com sal, mexa para distribuir o sal. Coloque em uma peneirinha com um refratário por baixo. Deixe o pepino descansar por 20 minutos. Esse processo é para retirar um pouco da água do pepino.

Em um refratário, misture o iogurte, o limão, o alho, o sal e a salsinha. Mexa. Adicione o pepino ralado e misture bem.

Tempere com pimenta-do-reino e prove o sal. Se necessário, adicione mais sal.

Leve a geladeira de 30 minutos a 2 horas e está pronto para servir.

Sirva acompanhado de: pão pita, crudités (vegetais crus cortadinhos), alface, tomate, cebola…

_MG_0062-mod

Vídeo da receita:

VEJA TAMBÉM

Sem Comentários

Deixe uma Resposta