Receitas

Panqueca de batata

13/08/2015

Vi essa receita em um blog chamado Just a Taste e um tempo atrás publiquei uma foto na fanpage do Eu Só Quero Tudo lá no Facebook e algumas pessoas comentaram na foto dizendo para eu fazer e postar a receita, bom, como eu fui muito com a cara dessas belezinhas, resolvi reproduzir. Na receita original, a moça que escreve o blog, chama de “Panqueca de sobras de purê de batata com queijo”, eu dei uma adaptada na receita, troquei alguns ingredientes, não usei necessariamente sobras de purê (mas é uma opção) e cheguei na minha Panqueca de batata! 😀

panqueca-de-batata-photo-11-web

A receita original ela serviu com sour cream (creme azedo). Achei a combinação maravilhosa e aproveitei para “encaixar” a minha receita super fácil de sour cream, que você pode aprender clicando aqui.

Espero que vocês gostem e façam essa receitinha. Se fizerem, não esqueçam de fotografar e postar lá no Instagram com a hashtag #eusoquerotudo. 😉

Vamos lá!

panqueca-de-batata-photo-09-web

Ingredientes:

2 xic. (chá) de batata cozida e amassada

1/2 xic. (chá) de queijo muçarela ralado

3 col. (sopa) de salsinha picada

1 ovo levemente batido

3/4 xic. (chá) de farinha de trigo

1/2 col. (chá) de sal

Pimenta-do-reino a gosto

Óleo para fritar

Cebolinha picada para decorar

Em um refratário misture a batata, o queijo, a salsinha, o ovo, a farinha, o sal e a pimenta-do-reino, até ficar tudo bem incorporado.

Usando as mãos, faça bolinhas com a massa e dê uma achatadinha, dando a forma de uma panqueca.

Leve o óleo para esquentar em uma frigideira antiaderente e frite as panquequinhas até que fiquem douradas (uns 3 minutos de cada lado).

Tire do óleo, coloque em um prato forrado com papel de cozinha e polvilhe com um pouco de sal.

Está pronto para servir! Ficam perfeitas com o sour cream!!!

panqueca-de-batata-photo-31-web

O Marc me disse que tem um bolinho de batata irlandês que é praticamente igual essas panquecas. Então, podemos dizer que dessa vez aprendemos uma receita irlandesa!!! 

Uma dica que eu li no blog Just a Taste foi: se você usar restos de purê de batata, pode ser que a massa fique com uma consistência diferente, portanto, se a mistura ficar muito mole, adicione mais farinha de trigo (uma colherada por vez até atingir a consistência desejada) e se ficar muito seca, adicione mais um ovo batido. Ah! E não esqueça de colocar menos sal se for usar a sobra de purê de batata.

 panqueca-de-batata-photo-40-web

panqueca-de-batata-photo-26-web

Vídeo da receita:

VEJA TAMBÉM

Sem Comentários

Deixe uma Resposta