Receitas

Pionono de Santa Fé

26/11/2015

Oiê!

Primeira receita dessa nova fase do Eu Só Quero Tudo!!! AEEEEE!!! E em homenagem ao começo dessa grande aventura, fiz uma receita típica de Granada (Espanha), que foi a cidade que escolhemos para fazer nossa primeira parada. O pionono de Santa Fé é um bolinho que foi criado por um senhor chamado Ceferino Isla, no ano de 1897, em homenagem ao Papa Pio IX.

_MG_0032webÉ feito com uma massa de bolo bem fininha, embebida com uma calda de açúcar e rum, recheada com creme de confeiteiro e enrolada, como se fosse um rocambole. Depois esse rocambole é cortado em fatias grossas, que são colocadas em pé, cobertas com creme de confeiteiro, polvilhado com açúcar e queimado com uma prancha de ferro. Como não tenho a prancha que eles usam originalmente, usei o maçarico. Se você não tiver nem um, nem outro, pode usar as costas de uma colher para queimar o açúcar ou simplesmente “pular” essa parte.

A história conta que a forma do bolinho também é uma referência ao papa, a fatia de rocambole colocada de pé seria o corpo roliço do papa, e o creme por cima o solidéu que o papa usa na cabeça. Enfim, não conseguiu ver?! Coloca a imaginação pra funcionar aí gente… Hehe…

_MG_0033webDuas grandes estrelas de Granada: a Alhambra e os piononos! Os dois incríveis… Mas se você não puder ir até Granada, você pode conhecer a Alhambra nesse post que eu fiz ano passado quando visitei a cidade a primeira vez (logo logo vai ter um vídeo mostrando a Alhambra e outras belezas de Granada!) e os piononos eu vou ensinar agora, com direito a vídeo e tudo o mais, assim você pode levar um pouquinho do sul da Espanha para dentro da sua cozinha… 🙂

Em 2014, na minha primeira visita a Granada, provei o pionono em uma cafeteria chamada Olympia e confesso que não tinha gostado. Acredito que na Olympia eles coloquem licor de anis na calda para embeber o bolo, e eu não gostei da combinação “anis + creme de confeiteiro”. Mas dessa vez, fui até a fonte criadora dos piononos, a Casa Isla, que é a confeitaria dos descendentes do seu Ceferino. E desse sim eu gostei!!

Pesquisei a história do pionono e várias receitas e com isso desenvolvi minha própria versão, facilitando ao máximo para que também possam ser reproduzidos na cozinha de vocês! Os ingredientes são simples e eram muito usados no século XIX: farinha, açúcar, canela, leite, ovos…

_MG_0047webA minha receita é para uma quantidade pequena (6 unidades), porque meu forno no motorhome é “miudinho”, mas se você quiser fazer mais piononos, é só dobrar ou triplicar as quantidades. Se for aumentar a receita, lembre-se de fazer em uma forma maior ou dividir a massa entre várias formas, para a base ficar bem fininha.

O mais comum no creme de confeiteiro é usar apenas as gemas, mas nesse usei os ovos inteiros para não ter desperdício. Eu poderia usar as claras para outra receita, mas me conheço, sempre guardo, esqueço de usar e acabo perdendo as claras. Se você não quiser fazer esse creme com os ovos inteiros, pode usar a minha receita de crema catalana, onde usei apenas as gemas.

Ingredientes:

Creme de confeiteiro:

1 1/2 xic. (chá) de leite

1/2 xic. (chá) de açúcar

Casca de meio limão

2 ovos

1 col. sopa de amido de milho/maisena

Calda:

3/4 xic. (chá) de açúcar

1/2 xic. (chá) de água

1/4 xic. (chá) de rum (opcional)

1 pau de canela

Massa:

2 ovos

1/3 xic. (chá) de açúcar

1 pitada de sal

1/3 xic. (chá) de farinha de trigo

1/3 xic. (chá) de amido de milho/maisena

Sementes da fava de uma baunilha (ou 1 colherinha de essência de baunilha)

Manteiga para untar

Modo de preparo:

Creme de confeiteiro:

Separe 1/2 xic. do leite e leve o restante (1 xic.) para esquentar com o açúcar e a casca de limão. Quando ferver, desligue o fogo e retire a casca do limão da mistura. Reserve.

Em um refratário bata levemente os ovos, adicione o leite previamente separado (1/2 xic.) e o amido de milho. Mexa bem até dissolver.

Leve a panela novamente ao fogo e adicione a mistura de ovos, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e coloque em um refratário. Cubra com um filme plástico tocando a superfície do creme. Reserve.

Massa:

Unte com manteiga uma forma de 30x25cm e forre com papel manteiga. Unte novamente, por cima do papel manteiga.

Preaqueça o forno a 180 graus.

Bata os ovos com o açúcar e a pitada de sal na velocidade máxima por 10 minutos, até que dobre de volume e fique com uma cor esbranquiçada.

Adicione a farinha e o amido de milho peneirados, as sementes da fava de baunilha e misture delicadamente até tudo ficar bem incorporado.

Coloque a mistura na forma e espalhe bem com uma espátula. Leve ao forno por aproximadamente 7 minutos.

Ainda quente, desenforme a massa com o papel manteiga sobre um pano e com a ajuda dele, enrole como se fosse um rocambole. Reserve.

Calda:

Coloque o açúcar, a água e a canela em uma panela e leve para ferver. Deixe ferver por 5 minutos em fogo médio. Retire do fogo e adicione o rum.

Montagem:

Desenrole a massa. Pincele com a calda, espalhe por cima da massa metade do creme de confeiteiro e enrole com cuidado como se fosse um rocambole. Corte em fatias de mais ou menos 4cm. Coloque as fatias em pé em forminhas para cupcake. Pincele com mais um pouco de calda.

Coloque o restante do creme de confeiteiro em um saco de confeitar descartável ou em um saquinho plástico, corte a ponta do saco de confeitar e coloque porções generosas do creme por cima da fatia do pionono. Polvilhe açúcar cristal e queime com o maçarico.

Está pronto para servir!

Ah! Cuidado na hora de queimar o açúcar para não queimar a forminha de papel. No vídeo que está logo abaixo, eu mostro uma maneira “mais segura” de fazer essa parte. 😉

_MG_0043web

Vídeo da receita:

Espero que tenham gostado da receita e que reproduzam em casa! Não esqueçam de me enviar uma foto se fizerem os piononos!!

Amores, na fanpage no Facebook, posto diariamente fotos dos lugares lindos que passamos. Curte lá para ficar por dentro da nossa viagem: www.facebook.com/eusoquerotudo

No Instagram uma vez por dia também tem novidade: www.instagram.com/eusoquerotudo

E no YouTube tem vlog todo sábado e estou me organizando para voltar a postar receitas de 10 em 10 dias e também os vídeos das cidades que já estão filmados, só falta editar! 😛  www.youtube.com/eusoquerotudo

Nos vemos no próximo post… Nos vemos na estrada!

Beijocas, Maureen.

VEJA TAMBÉM

Sem Comentários

Deixe uma Resposta