Destinos

Casa-Museu Salvador Dalí

02/10/2014

Uns meses atrás visitei a casa que Salvador Dalí morou grande parte de sua vida, situada na praia de Port Lligat, em Cadaqués (fica na Catalunha, comunidade autônoma da Espanha). Fiquei maravilhada com a possibilidade de estar no mesmo ambiente que esse talentoso e extravagante artista pintou muitas de suas grandes obras. É algo de emocionar, eu sou muito sensível a esse tipo de ambiente e cheguei a arrepiar em alguns momentos.

Em 1930, Salvador Dalí se instalou em uma barraca de pescadores, atraído pela paisagem, pela luz e pela calma do lugar. E a partir dessa barraca, durante 40 anos, foi construindo sua casa. A casa de Dalí em Port Lligat foi a única residência “estável” do artista. Ele viveu e trabalhou ali, até que no ano de 1982, quando sua esposa Gala faleceu, ele se mudou para um outro lugar, o Castelo de Púbol. É um pouco dificíl explicar a arquitetura da casa, são vários cômodos interligados, como um labirinto cheio de muita arte e alma. Tentarei passar o espírito desse lugar surreal através de algumas fotos, espero que vocês consigam captar pelo menos um pouquinho do que senti.

salvador-dali-1

Praia de Port Lligat

salvador-dali-2

Fachada da casa de Salvador Dalí

salvador-dali-3

salvador-dali-4

El Recibidor del Oso – um urso empalhado presente de Edward James, escritor britânico.

salvador-dali-5

salvador-dali-6

Obras inacabadas do pintor.

salvador-dali-7

Quadro “Leda atómica”.

salvador-dali-8

O quarto de Dalí e Gala. Eles dormiam em camas separadas.

salvador-dali-9

Ovo, símbolo usado repetidas vezes por Dalí.

salvador-dali-10

O Cristo de los Escombros, escultura feita com restos de uma inundação.

 

salvador-dali-11

Mirante para a baía de Port Lligat e a cadeira de seis pernas, normalmente utilizada por Dali.

salvador-dali-12

O famoso sofá em forma de lábios, icônica e famosa criação de Salvador Dalí, rodeado de painéis publicitários da Pirelli.

salvador-dali-13

salvador-dali-14

 Piscina e área de descanso e para receber os amigos.

(Fotos: Maureen Garcia/MW Bass)

Informações:

– O custo para entrar na Casa-Museu Salvador Dalí é de 11 euros por pessoa.

– É necessário reservar antes pela internet (você pode tentar ir sem a reserva, mas nem sempre é possível fazer a visita).

– Site para mais informações: www.salvador-dali.org/museus/casa-salvador-dali-portlligat

Beijocas da Mau.

Posts relacionados

4 Comentários

  • Resposta Rafaela Maester 11/03/2018 at 1:58 am

    Que bacana. Imagino a emoção de estar nesse lugar. Lindas fotos Maureen!!!

    • Resposta Maureen Garcia 18/03/2018 at 1:44 pm

      Obrigada Rafaela!! Foi realmente uma emoção muito grande visitar a casa de Dali… entras no atelier dele e sentir o cheio de tinta (que devia ser o mesmo cheiro que ele sentia quando entrava ali para trabalhar), foi inexplicável. 🙂

  • Resposta Dalva Lúcia Shier 28/02/2020 at 12:24 pm

    O ambiente não lhe pareceu pesado? Era uma pessoa insana, com péssimo comportamento humano…acho suas obras interessantes, mas como lar de alguém tão perturbado, fiquei com essa impressão… daquelas de quando visitamos museus que foram hospitais , prisões, senzalas… existem obras expostas só dá época que ele morou lá ou foram trazidos outros objetos? Obrigada. Dalva

    • Resposta Maureen Garcia 02/03/2020 at 11:05 am

      De forma alguma me pareceu pesado. Dalí era um louco e um gênio, e pra mim, estar na casa que ele construiu, foi como estar dentro de uma de suas obras e talvez até entender um pouquinho da loucura do pintor. Pelo que entendi da casa, eles tentaram manter da forma que era quando ele morava por lá, sem mexer em muita coisa (inclusive tinha um quadro sem terminar no estúdio dele). Não é um lugar para quem quer ver suas grandes obras de arte, para isso indico o Teatro-Museu Dalí que fica em Figueres (a 40km de distância de Port Lligat). Se um dia visitar um desses locais, volta aqui para me contar o que achou. 😉 Um abraço!

    Deixe um comentário


    Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.