Mojácar é uma cidadezinha que fica na província de Almería, na região da Andaluzia, na Espanha.
É dividida em Mojácar Playa, que como o próprio nome diz fica perto da praia e é uma parte mais moderna com vários hotéis e restaurantes e Mojácar Pueblo, que é a parte histórica, naquele estilo que a gente ama, com ruas estreias, casinhas brancas, janelas e portas coloridas e buganvílias escalando os muros.
Mojácar Pueblo fica a 170 metros acima do nível do mar e está localizada em uma das extremidades da Sierra Cabrera. No verão é movimentada, mas no inverno fica bem tranquila. É sempre bom lembrar que o inverno da Andaluzia é ameno, então dá para curtir um solzinho (não ao ponto de entrar no mar e ficar de biquíni na areia, mas faz uma ótima temperatura para passear pela região).
Mojácar Playa, situada abaixo do pueblo, oferece uma atmosfera completamente diferente, é uma cidade turística moderna e animada com 17 quilômetros de praias arenosas e uma infraestrutura excelente, tem restaurantes, lojas, hotéis e casas/apartamentos de temporada para alugar.
Um pueblo blanco da Andaluzia
Mojácar Pueblo é um dos pueblos blancos da Andaluzia. Esse é um termo usado para descrever pequenas cidades, principalmente no sul da Espanha, caracterizadas por suas casas brancas e ruazinhas estreitas. Essas cidadezinhas são famosas pela arquitetura tradicional, atmosfera tranquila e uma história rica que muitas vezes remonta a época da ocupação moura.
Existem pueblos blancos que são muito mais famosos do que Mojácar, eles ficam nas províncias de Málaga e Cádiz. Se você estiver em Sevilha e quiser fazer um tour por pueblos blancos, indico esse daqui. Atenção: esse tour NÃO passa por Mojácar.
Um pouco de história
Mojácar é povoada desde o Período Neolítico, por volta do ano 2000 a.C. e diferentes povos passaram pela região, como fenícios, gregos, romanos, bárbaros e árabes. Como vocês podem imaginar, a passagem de todos esses povos influenciaram no que a cidade é hoje.
No século XV, mais especificamente em 1488 todos os governantes da região se renderam aos Reis Católicos, durante o que a história chama de Reconquista, e enquanto em muitos lugares houve batalhas entre os cristãos e os mouros, em Mojácar aconteceu algo diferente.
Na época, um grupo foi enviado pelos Reis Católicos para negociar a rendição pacífica de Mojácar. Tem até uma placa na Fuente Mora, um dos pontos que visitamos na cidade, onde dizem que foi o local do encontro dos enviados dos Reis, comandados pelo capitão Garcilaso de la Vega, e Alavez, o prefeito muçulmano da época.
Segundo a lenda, depois de ter sido o único na região a não se render diante dos Reis Católicos, Alavez, convenceu os enviados de suas majestades a não ser expulso. Suas palavras mais famosas nessa conversa foram: “…sou tão espanhol como você, quando aqueles da minha raça vivem na Espanha há mais de setecentos anos. Nunca peguei em armas contra os cristãos, penso que é justo que sejamos tratados como irmãos, não como inimigos. Antes de me entregar como um covarde, saberei morrer como um espanhol”. Garcilaso levou a mensagem aos Reis Católicos, Dueña Isabel e Don Fernando, e eles concordaram com o pedido. E assim foi feito um acordo que permitiu uma livre associação entre mouros e cristãos e judeus locais.
Todos os anos, no mês de junho, o pueblo comemora esse feito com um grande Fiesta de Moros y Cristianos onde a as pessoas se vestem com roupas tradicionais dos dois povos, há desfiles, música e celebração da diversidade em Mojácar.
No inicio do século XIX foi descoberto que havia prata em Mojácar e a economia da cidade viveu um ótimo período, mas não durou muito tempo. No começo do século XX as minas foram fechadas e a cidade passou pela Guerra Civil, doenças e uma recessão, o que resultou em uma queda drástica da população.
Nos anos 1960 o prefeito da época ofereceu terras para quem se comprometesse a restaurar Mojácar, que estava em ruínas. Essa proposta acabou atraindo artistas, intelectuais, jornalistas de todas as partes do mundo que se apaixonaram pela localização e por sua história. Foi nesse período que reformaram a área de Mojácar Pueblo e começaram a construir novas zonas residenciais na costa.
Onde se hospedar
Visitamos Mojácar em janeiro, em pleno inverno europeu e escolhemos nos hospedar em um apartamento em Mojácar Pueblo. Alugamos pelo booking.com e o que nos encantou e fez com que escolhêssemos esse local foi sua terraza e a vista. Mas algo importante de se levar em conta quando se escolhe uma hospedagem no pueblo, é que o local é bem antigo e difícil de se locomover de carro, portanto deixamos o carro em um estacionamento público gratuito não muito longe do apartamento.
Até tem um elevador que foi uma ótima ajuda para não ter que subir tantas escadas, mas mesmo assim o acesso ao apartamento não é fácil. Foi uma escolha nossa nos hospedar em um lugar assim, mas para quem tem problema de locomoção, para subir e descer escadas e ladeiras, indico ficar em um dos hotéis mais modernos da região de Mojácar Playa.
Além do apartamento que ficamos, indico esses dois lugares para se hospedar no pueblo:
Boutique Hotel el Olivar – hotel duas estrelas, uma das opções de acomodação mais modernas de Mojácar Pueblo. Os quartos têm frigobar, televisão, banheiro privativo, wi-fi gratuito e chaleira elétrica. O café da manhã está incluído na diária. Dispõe de terraço com vista e sauna.
Boutique Hotel Mamabels – hotel duas estrelas com ótimas avaliações no booking.com. Os quartos com decoração simples e bem iluminados têm banheiro privativo, televisão, wi-fi gratuito e todos eles com vista para o Mar Mediterrâneo. O café da manhã está incluído na diária. Assim com o anterior, também dispõe de terraço.
Dividimos nossa estadia entre Mojácar Pueblo e Mojácar Playa, então além do apartamento, também ficamos no Hotel Arena Mojácar, um hotel bem simples, que oferece o básico (não tem café da manhã e nem recepção 24 horas), mas que foi o suficiente para nos deixar satisfeitos. Os quartos têm ar-condicionado (algo muito importante no sul da Espanha, principalmente no verão!), banheiro privativo, televisão e wi-fi gratuito.
Para quem quiser se hospedar em um hotel mais completo, indico os dois abaixo:
Alegria Palacio Mojacar (apenas para adultos) – hotel quatro estrelas a 5 minutos caminhando da praia. Fica um pouco afastado da área mais central de Mojácar Playa (tem ônibus que passa na frente). O local é moderno e com uma decoração muito bonita, tem jardins espaçosos, academia, piscina e terraço com espreguiçadeiras. As diárias podem ser com ou sem café da manhã, meia pensão e pensão completa. Os quartos são espaçosos, com ar-condicionado, televisão e banheiro privativo.
Best Club Vacaciones Pueblo Indalo – apart-hotel enorme que tem o entretenimento como foco principal. Dispõe de 4 piscinas ao ar livre. Também fica um pouco afastado da área mais central, mas o ônibus do transporte público da cidade passa na frente. No verão conta com uma grande equipe de animadores para divertir as famílias. Oferece apartamentos auto-suficientes de um e dois quartos. Mesmo tendo cozinha nos apartamentos, o hotel tem opções de diárias com café da manhã, meia pensão ou pensão completa.
Como chegar
Fomos de carro porque estávamos na casa da minha sogra que fica na Comunidad Valenciana, e essa é a melhor forma de chegar até Mojácar e conhecer a região. O aeroporto mais próximo é o de Almería e fica à 80km. Outros aeroportos que não ficam tão longe são o de Murcia e o de Alicante.
A partir de Almería é possível pegar um ônibus da empresa ALSA. Tem uma opção “pinga pinga” e uma que pára apenas duas vezes e leva ao redor de uma hora para chegar. A passagem custa menos de €10,00. E caso você esteja sem carro, existem ônibus do transporte público para se locomover entre Mojácar Pueblo e Mojácar Playa.
O Indalo
Passeando por Mojácar você avistará muitas vezes o Indalo, que é o símbolo da região de Almería e se encontra espalhado pelas casas, nas lojas de lembrancinhas e até na decoração de Natal. No apartamento que nós ficamos ele estava no chaveiro, no imã de geladeira e em uma decoração na parede. O nome vem da palavra ibérica “Indal” que significa deus grande, forte, poderoso e protetor.
Há séculos esse homenzinho com um arco sobre a cabeça, que dizem que poderia ser um deus segurando um arco-íris ou um caçador com seu arco, é utilizado na região e não se sabe sua origem certa. Ele é visto como um amuleto, uma proteção contra espíritos malignos, mau-olhado e tempestades.
Em 1868 um símbolo parecido foi encontrado pelo arqueólogo Manuel de Gongora y Martinez em desenhos rupestres do período Neolítico na Cueva de Los Letreros que fica em Velez Blanco, uma outra cidade da província de Almería. Mas mesmo com essa descoberta a origem do uso do símbolo como amuleto não foi esclarecida.
Walt Disney nasceu em Mojácar?
É incrível como sempre temos algo novo para descobrir, e uma grande surpresa em Mojácar foi uma lenda urbana que diz que Walt Disney nasceu na cidade!
A história é a seguinte: em 1900 uma jovem lavadeira de Mojácar, chamada Isabel Zamora, engravidou de um homem casado. Como naquela época isso era uma grande vergonha, engravidar sem estar casada e ainda por cima de um homem comprometido, um amigo de Isabel deu o sobrenome ao bebê, que foi batizado de José Guirado Zamora. Depois da criança nascer Isabel deixou a Espanha e foi para Chicago nos Estados Unidos, onde o irmão dela morava, em busca de um futuro melhor. Ela não se deu bem, não conseguiu fazer dinheiro o suficiente e no desespero deu o filho para um casal, que no caso seria Flora e Elias Disney. Isabel voltou para a Espanha, o filho José foi rebatizado com o nome que hoje em dia é conhecido mundialmente, Walt Disney.
Fiquei intrigada com essa história. Será que o pai do Mickey é espanhol?!
Abaixo vou listar coisas para ver e fazer em Mojácar, mas saiba que a melhor atividade é passear sem rumo, ver os detalhes da arquitetura, das janelas, portas e flores.
O que ver e fazer em Mojácar Pueblo
Museo Casa de la Canana: casa típica tradicional da década de 1920, cuidadosamente restaurada pelos seus atuais proprietários. Assim que você passa pela porta é como viajar no tempo. O nome Canana vem de uma das pessoas que ocuparam essa casa, uma mulher bastante conhecida no pueblo por se dedicar entre outras coisas, à venda de tabaco e produtos de primeira necessidade. Visitar esse local é uma forma de conhecer mais da história e cultura da cidade, a casa tem mais de 200 metros quadrados de espaços de exposição e está decorada com objetos autênticos do início do século XX. A entrada custa €3,50.
Puerta de la Ciudad: o arco da foto abaixo já foi a porta de entrada das muralhas que protegiam o pueblo. Foi reconstruído no século XVI e está decorado com o emblema da cidade, uma águia de duas cabeças. Ao lado fica um hostel chamado Pension el Torreon, instalado na casa onde antigamente eram recolhidos os impostos.
Plaza del Ayuntamiento: praça onde fica a Câmara Municipal e uma árvore centenária linda, um Ficus Benjamin. No chão tem mosaicos de pedra que formam o desenho do Indalo.
Plaza del Parterre: um dos lugares mais bonitos do pueblo, essa praça é rodeada de colunas e acredita-se que antigamente no local ficava um cemitério árabe. Fica junto às muralhas da parte de trás da Iglesia de Santa Maria.
Iglesia de Santa Maria: pequena igreja católica que foi construída no final do século XVI sobre as ruínas de uma mesquita. Além de igreja ela foi construída para ser uma fortaleza, oferecendo proteção aos moradores do pueblo em caso de ataque. No seu interior, o que chama a atenção é uma pintura que retrata Jesus Cristo com uma aparência serena, segurando um arco-íris nas mãos, assim como o Indalo. Essa arte foi feita pelo artista alemão Michael Sucker, que viveu por nove anos na cidade. Do lado de fora, na praça da igreja, fica uma estátua de mármore branco da Mojaquera, que representa as mulheres da cidade que antigamente traziam água da fonte, ela está vestida com trajes tradicionais, segurando um lenço árabe com os dentes enquanto carrega um recipiente com água.
Plaza Nueva: praça com um mirante que oferece vistas muito bonitas da região em volta de Mojácar Pueblo. Rende umas fotos bonitas, principalmente no pôr do sol. Em volta tem lojas, cafeterias e restaurantes.
El Mirador del Castillo: mais um mirante, mas esse fica um pouco mais acima e oferece vista para o mar. No local tem um hotel, mas quando visitamos estava fechado e não consegui entender se fechou definitivamente ou se estavam fazendo uma reforma.
Cueva de Mariquita la Posá: uma pequena gruta que guarda uma lenda. Dizem que nela vivia um feiticeiro e na época que ele habitava a cueva, Mojácar sofreu um surto de peste. Então esse homem fez um remédio para acabar com a terrível doença, mas para fornecer a cura, ele pediu que em troca, Maria, uma moça que era conhecida como Mariquita, casasse com ele. Ela se casou e o feiticeiro não cumpriu com sua parte no trato, então enquanto ele estava dormindo Maria pegou o pote onde estava o remédio e deu para as pessoas do pueblo. Com medo dele acordar e querer se vingar, ela jogou uma poção na boca do homem com a intenção de se livrar dele, mas um pouco do líquido acabou pingando e fazendo um buraco na mão dela, o que a enfeitiçou para sempre. O que dizem é que os dois ainda vivem nessa gruta e que nas noites de lua cheia Mariquita caminha pelas ruas de Mojácar lamentando seu destino.
Fuente Mora: um dos marcos mais famosos da cidade, também chamada de Fuente de los Trece Caños (Fonte das Treze Bicas). Foi reconstruída na década de 1980, mas existem registros da fonte desde a época dos árabes e ela foi essencial no desenvolvimento da região. Durante séculos era onde as mulheres de Mojácar lavavam as suas roupas. Hoje em dia é principalmente uma atração turística e as pessoas continuam buscando água na fuente, que é utilizada para beber e regar plantas. A lenda diz que foi nesse local que em 1488, o prefeito da época, Alavez, teve o encontro com os enviados dos Reis Católicos. Junto a ela também se encontra o Centro de Arte Contemporânea do município, inaugurado em 2010.
O que ver e fazer em Mojácar Playa
Parque Comercial: pequeno shopping onde fica a principal área comercial de Mojácar. Tem lojas de roupas, artesanato local, cafeterias e restaurantes e também um supermercado.
Praias: Mojácar é muito conhecida pelas suas praias, tem cerca de 17 km de costa com opções para quem gosta de tomar sol em uma praia mais agitada e lugares mais calmos para quem apenas quer ficar tranquilo lendo um livro. Uma das praias mais populares é a Playa de la Marina de la Torre. Ao longo da costa tem vários bares (chiringuitos) e restaurantes. Estivemos no inverno e estava ventando muito, então apenas apreciamos o mar de longe, mas o verão no litoral sul da Espanha costuma ser quente, agitado e com bastante pessoas aproveitando as praias.
Castillo de Macenas e Torre Pirulico: os dois são torres de vigia, o Castillo de Macenas do século XVIII e a Torre Pirulico do século XIII. Esse é um passeio para os mais aventureiros, que gostam de fazer trilha. Tem um caminho específico que passa por esses dois lugares, para mais informações clique aqui. Durante nossa visita não fomos até esses lugares porque estava ventando muito, mas meu conselho para quem vai fazer longas caminhadas ou trilhas nessa região é usar chapéu, protetor solar, levar água e escolher ir no comecinho do dia ou no fim da tarde porque o sol costuma ser forte, não tem sombra o suficiente e dependendo da época do ano fica muito quente.
O que ver e fazer próximo a Mojácar
Sou uma apaixonada pela região da Andaluzia, aqui no blog e também no canal do YouTube tem posts e vídeos sobre duas das cidades mais conhecidas da região, Sevilha e Granada. Ainda tenho muito o que conhecer, e não estive nos lugares abaixo, mas vou compartilhar com vocês um pedacinho da minha lista de desejos de lugares para visitar próximo a Mojácar.
Parque Natural Cabo de Gata-Níjar: área protegida da região da Andaluzia e um ótimo destino para os amantes da natureza. Localizado a uma hora de carro da cidade, abrange cerca de 460 quilômetros quadrados de paisagens deslumbrantes, incluindo praias intocadas e formações vulcânicas. O parque, que fica entre o mar e as montanhas, é uma Reserva da Biosfera da UNESCO desde 1997. Não dá para chegar de transporte público, mas na temporada, alguns hotéis e empresas de turismo de Mojácar oferecem passeios de um dia até o parque.
Desierto de Tabernas: único deserto da Europa continental, com cerca de 280 quilômetros quadrados. Conhecido por suas paisagens áridas e rochosas, foi cenário para muitos filmes de faroeste nos anos 60 e 70, por causa da sua semelhança com o Velho Oeste americano. Hoje, algumas áreas do deserto são usadas como locações de filmagem e parques temáticos.
Almería: nunca assisti Game of Thrones, mas se você é fã, tem que incluir a cidade de Almería no seu itinerário pela Andaluzia. Cenas da cidade de Dorne foram filmadas na Alcazaba de Almería, uma fortaleza do século X. Mas a visita também é válida para quem, assim como eu, não sabe nada da série. Almería é uma cidade costeira que fica a apenas uma hora de carro de Mojácar e tem uma incrível história que remonta à ocupação mourisca, a cidade exibe uma arquitetura influenciada pela herança árabe. Para quem não se interessa por arquitetura, saiba que Almería também é conhecida por sua culinária deliciosa, suas praias ao longo da costa do Mediterrâneo e sua atmosfera animada, com uma variedade de bares e restaurantes.
Apenas uma observação: Almería é o nome de uma província da Andaluzia e também o nome da cidade que é a capital dessa província.
Onde comer em Mojácar
Existem vários lugares para comer e beber em Mojácar Pueblo e Mojácar Playa. Estivemos por lá fora de temporada, então muitos locais estavam fechados. Fizemos apenas uma refeição no pueblo, porque estávamos em um apartamento com cozinha e compramos ingredientes para preparar nossas refeições na hospedagem.
O restaurante que comemos foi o Restaurante Pizzeria Napoli, a comida estava gostosa e tem um terraço com vistas muito bonitas, mas que por causa do vento não sentamos na parte de fora, o que não foi um problema, porque a vista do restaurante é praticamente a mesma que tínhamos da nossa hospedagem.
Também deixo de dica, apesar de não termos tido a possibilidade de provar a comida, o Restaurante Calima, que serve uma seleção de pratos do Oriente Médio e o Loro Azul Bar, que estava fechado quando estivemos por lá mas é um bom lugar para tomar um coquetel ou uma cerveja.
Em Mojácar Playa comemos nos seguintes locais:
La Cava: restaurante de frente para a praia com opção de menu del día por um bom preço (€14,95 com primeiro prato + segundo prato + sobremesa + bebida). O cardápio é variado, mas serve principalmente comidas mediterrâneas típicas espanholas como paella, tapas e frutos do mar.
Dolce Vita: restaurante e bar, fica ao lado do La Cava, mas é mais requintado (nada de muita frescura, mas mais chique que o anterior). Fomos até lá para tomar café da manhã. Apesar de não termos almoçado ou jantado no Dolce Vita, li avaliações dizendo que a comida é ótima. Eles servem massas, carnes grelhadas e pratos variados. As opções de café da manhã vão desde o clássico espanhol que são as tostadas com manteiga e geleia ou tomate, até english breakfast com direito a linguiça, ovo e feijão.
Canalla Tacos y Tragos: restaurante mexicano pequeno, que também tem vista para o mar. Fomos até lá para almoçar, comi um burrito e o Marc escolheu um hambúrguer de frango, os pratos são bem servidos e estavam saborosos.
Pura Vida: restaurante e cafeteria que fica no Parque Comercial. Não fizemos nenhuma refeição por lá, mas passamos para tomar um café e comer cheesecake. O ambiente é agradável e o cardápio tem bastante variedade com opções para café da manhã, almoço e jantar.
Os restaurante e bares abaixo estavam na minha lista, mas acabou não dando tempo de ir:
Restaurante Neptuno: restaurante de comida mediterrânea que fica de frente para a praia. A especialidade deles são os espetinhos de sardinha, mas também servem paella, frutos do mar e saladas.
Restaurante Cabo Norte: restaurante com ótimas avaliações no Google e no Tripadvisor. É possível sentar na parte de fora, em um jardim bem bonito. No cardápio tem carnes grelhadas, saladas e frutos do mar.
Irish Rover: um bar irlandês na Espanha, pode parecer nada típico, mas para quem não sabe, o litoral sul da Espanha é o lugar onde muitos irlandeses, ingleses, alemães, holandeses e escandinavos escolhem para passar as férias ou para viver depois que se aposentam. Uma coisa muito normal é encontrar estabelecimentos voltados totalmente para essas pessoas, você entra e por alguns momentos até esquece que está na terra da paella e do flamenco! Por ter tantos lugares assim, acaba se tornando “típico”, e uma experiência diferente para quem vem de fora (assim como nós, brasileiros!). Esse é um lugar divertido para tomar uma cerveja e costuma ter algum tipo de entretenimento acontecendo. A comida servida é típica britânica, como o café da manhã inglês, fish and chips e o Sunday Roast (assado de domingo).
Ankara Beach Bar: bar que fica na beira da praia e tem música ao vivo. Bom local para beber cerveja ou coquetéis e comer sardinha assada, frutos do mar e paella.
Esse post ficou enorme, eu sei, mas é um guia bem completo para quem pretende visitar Mojácar. É o tipo de lugar que não é muito conhecido, mas vale a pena conhecer. Apesar de eu gostar muito das famosas cidades da Espanha, o país tem muito mais a oferecer e sempre vou procurar descobrir cantinhos novos e quando possível mostrar para vocês por aqui e nas minhas outras redes sociais.
Mapa com todos os pontos citados no post:
Outros posts de cidades da Espanha:
O que fazer em Madri em 2 dias
Sem Comentários
Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.