Destinos, Dicas, Viagem

OS MELHORES LUGARES PARA VER AS LUZES DE NATAL DE LONDRES EM 2023

28/11/2023

Londres é uma cidade muito bonita, mas no Natal fica ainda mais especial! Ruas, praças e comércios decorados, pistas de patinação no gelo, feirinhas de inverno com casinhas de madeira iluminadas, mulled wine (que é o vinho quente daqui), cardápio temático de fim de ano nos restaurantes… Enfim, Londres sabe fazer um Natal como ninguém.

Nesse post vou mostrar alguns dos melhores lugares para você ver as luzes de Natal na cidade e algo importante de enfatizar e que muitas vezes não é óbvio para quem assim como eu veio do Brasil, é que apesar de estarmos falando de luzes, esse pode ser um passeio para o fim de tarde, porque em novembro e dezembro o sol se põe ao redor das 16h00 aqui no sul da Inglaterra.

Esse passeio pode ser feito todo a pé, mas aviso que caso resolva fazê-lo em apenas um dia, vai ser uma boa caminhada, portanto esteja preparado e use calçados confortáveis.

Caso não possa ou não queira caminhar, tem um tour em um ônibus vermelho de dois andares que passa pelas principais luzes de Natal da cidade. Esse ônibus não passará por alguns lugares que estão aqui nesse post, como a Carnaby Street e a Covent Garden Piazza porque essas são áreas para pedestres e apenas são possíveis de acessar caminhando. Mas não se preocupe que a rota do tour de ônibus é cuidadosamente planejada para que se possa ver o máximo da iluminação.

Reserve um passeio pelas Luzes de Natal em um ônibus de dois andares!

Esse post foi feito e postado em 2023, mas se você chegar aqui em outro ano, é muito provável que possa ver as luzes e decorações de Natal exatamente nos mesmos lugares mostrados aqui. Inclusive uma ou outra poderá até ser a mesma, porque algumas ruas e locais são conhecidos por repetir a decoração ao longo dos anos.

Como estamos no fim do mês de novembro, praticamente todas as luzes de Natal já estão funcionando e estarão acesas até o início do mês de janeiro. Obs.: a maioria delas não fica acesa a noite toda para evitar desperdício de energia, elas apagam por volta das 23h00.

E algo muito importante de dizer é que por causa da questões climáticas, foram tomadas medidas para que as luzes sejam eficientes em termos energéticos, portanto grande parte usa tecnologia LED, que reduz o consumo de energia em 75% em comparação com as lâmpadas normais.

Bom, e depois dessa introdução, vamos aos pontos principais para ver as luzes e decorações de Natal em Londres!

South Bank

Winter Market na região de South Bank.

Na margem sul do rio Tâmisa, próximo a London Eye tem algumas luzes de Natal e um mercado chamado Winter Market. Na frente do Royal Festival Hall fica uma iluminação neon nas copas da árvores que é do artista David Ogle mas não têm nada a ver com o Natal, é uma instalação artística que ajuda a dar um ar festivo nessa época do ano.

As pessoas costumam ir até essa região durante o dia, para ver a London Eye, mas vale a pena passar no fim de tarde para caminhar, apreciar o movimento e ir até o Winter Market para ver suas “barraquinhas” iluminadas que vendem principalmente comidas e bebidas e garantem um clima bem alegre. É um bom lugar para comprar um chocolate quente e ir tomando enquanto passeia pela cidade.

O Winter Market começou dia 02 de novembro e vai até dia 26 de dezembro.

Estação de metrô próxima: Embankment.

Somerset House

Somerset House

Durante a maior parte do ano a Somerset House é visitada por interessados nas suas exposições de arte e eventos como a London Fashion Week. Mas no fim do ano, sua grande atração e que já virou um marco na cena festiva de Londres é a pista de patinação no gelo e uma das mais belas árvores de Natal da cidade.

Para quem quiser se arriscar na patinação, cada sessão de 45 minutos custa a partir de £17,00 para adultos e £9,00 para crianças até 12 anos. Para garantir um lugar, o ideal é reservar com antecedência pela internet no próprio site da Somerset House.

A pista de patinação no gelo ficará na Somerset House até o dia 14 de janeiro.

Estação de metrô próxima: Temple.

Covent Garden Piazza

Covent Garden Piazza decorada para o Natal

Nessa época do ano, a Covent Garden Piazza é um dos lugares mais natalinos de Londres. Tem uma árvore de Natal maravilhosa de 18 metros de altura com milhares de lâmpadas de LED e o edifício central onde ficava um antigo mercado de frutas e legumes (Market Building) está com uma nova decoração com sinos e laços gigantes e globos espelhados girando constantemente, o que aumenta o efeito da iluminação. Tem até trenó do Papai Noel para tirar uma foto bem festiva e enviar para a família ou postar nas redes sociais.

Além das luzes e decorações de Natal, Covent Garden que é uma das áreas mais amadas de Londres, tem vários bares e restaurantes, então é um ótimo lugar para fazer uma pausa para beber ou comer alguma coisa. 

A decoração de Natal da Covent Garden Piazza vai até o dia 03 de janeiro.

Estação de metrô próxima: Covent Garden.

Neal’s Yard

Neal’s Yard

O Neal’s Yard é um pátio que fica “escondido” na região de Covent Garden e é super fotogênico e charmoso, cheio de prédios com janelas coloridas. Ele tem uma iluminação central que fica no local o ano todo, mas a entrada (ou saída) que fica na Monmouth St está decorada bem bonitinha com luzes e árvores de Natal, então vale a pena passar por lá caso esteja por perto.

Estação de metrô próxima: Covent Garden.

Piccadilly

Fachada da loja Fortnum & Mason decorada para o Natal.

As luzes de Natal da Piccadilly foram inspiradas na estátua de Anteros, o deus grego do amor correspondido.

Mas além da sua iluminação, um dos principais motivos para passar por essa rua é para ver a decoração da loja Fortnum & Mason, que foi fundada em 1707 e é super tradicional, inclusive eles fornecem produtos para a Família Real. Todos os anos a fachada é decorada como um calendário do advento gigante e em dezembro os números nas janelas serão iluminados, um a cada dia, até chegar o dia 25 de dezembro.

As vitrines da Fortnum & Mason também são sempre muito bem decoradas e vale a pena dar uma espiada. E praticamente na frente, do outro lado da rua fica a Burlington Arcade, uma galeria com lojas de luxo de joias, artigos de couro e roupas, que também é decorada de forma bem clássica, com pinheirinhos, guirlandas e luzes.

As luzes acenderam dia 09 de novembro e não têm data definida para serem apagadas (provavelmente será no começo de janeiro).

Estações de metrô próximas: Piccadilly Circus e Green Park.

Old Bond Street e New Bond Street

Decoração de Natal da Bond Street em Londres

Na Old Bond Street e na sua continuação que é a New Bond Street ficam algumas das lojas mais sofisticadas de Londres. Além da iluminação da rua que é inspirada nas Jóias da Coroa, o que chama mais a atenção são as fachadas e vitrines dos comércios que não economizam na decoração natalina. Uma das mais bonitas é a da joalheria Cartier, mas a Ralph Lauren, a Chanel e a Dior também capricharam.

Estações de metrô próximas: Piccadilly Circus e Bond Street.

Regent Street

Iluminação de Natal da Regent Street em Londres.

A Regent Street é uma rua famosa de compras e que também tem muitas lojas de grife. A iluminação de Natal dela é icônica e uma das mais lindas e populares de Londres, tem até nome: Spirit of Christmas. Os anjos são enormes, medindo 17 metros de uma ponta a outra da asa.

A Regent Street foi a primeira rua no centro de Londres a ter luzes de Natal, ela fica linda e iluminada nessa época do ano desde 1954.

As luzes acenderam dia 09 de novembro e serão desligadas dia 03 de janeiro.

Estações de metrô próximas: Oxford Circus e Piccadilly Circus.

Carnaby Street

Decoração de Natal da Carnaby Street em Londres.

Pertinho da Regent Street fica a Carnaby Street, uma rua que fica na região do Soho e tem dezenas de comércios independentes, lojas de roupas e restaurantes e é uma das áreas mais descoladas de Londres. As luzes de Natal dessa rua costumam ser bem diferentes e divertidas. O tema muda a cada ano e dessa vez é Carnaby Universe, com muitas cores, luzes neon e brilho.

A iluminação de Natal da Carnaby Street é feita em parceria com a Choose Love, uma instituição de caridade que ajuda refugiados do mundo todo.

As luzes acenderam dia 09 de novembro e serão desligadas dia 07 de janeiro.

Estações de metrô próximas: Oxford Circus e Piccadilly Circus.

Oxford Street

Iluminação de Natal da Oxford Street em Londres.

Essa rua comercial de Londres que é famosa no mundo todo está mais uma vez com a sua iluminação com milhares de estrelas penduradas, que dão um ar mágico e assim como a iluminação da Regent Street é uma das mais icônicas da cidade. 

Existe uma parceria da Oxford Street com uma instituição de caridade chamada Starlight, e o público pode patrocinar uma estrela e assim ajudar alegrar os dias das crianças que passam a época das festas de fim de ano no hospital.

As luzes acenderam dia 02 de novembro e serão desligadas dia 05 de janeiro.

Estações de metrô próximas: Oxford Circus, Bond Street e Tottenham Court Road.

Existem outros lugares para ver as luzes de Natal em Londres, mas esses são alguns dos principais e que ficam na área mais central da cidade.

No mapa abaixo estão marcados os lugares que mostrei nesse post e no vídeo que está logo abaixo, use-o para ajudar a planejar uma rota festiva e muito iluminada.

Opções de hospedagem no centro de Londres

Hotel One Aldwych – 5 estrelas

Hotel Locke at Broken Wharf – 4 estrelas

Hotel Ibis Styles London Southwark – 3 estrelas

YHA London Central – Hostel

Outros posts sobre Londres que podem lhe interessar

Restaurante em Londres – Da Mario

Oxford Street – Londres

Columbia Road Flower Market – Londres

Posts relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário


Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.