Destinos, Viagem

OXFORD STREET – LONDRES

04/10/2023

Nesse post vou apresentar para vocês a Oxford Street, a rua comercial mais famosa de Londres!

Oxford Street, em Londres.

Segundo o site de turismo da cidade, a Oxford Street é a maior high street to mundo, oferecendo 1,9 km de lojas de moda, tecnologia, beleza, utensílios domésticos, souvenirs e entretenimento.

Ela começa na Tottenham Court Road e vai até o Marble Arch, que fica em frente ao Hyde Park, um dos Parques Reais de Londres.

E o que é uma high street? Quando se fala de high street aqui no Reino Unido, normalmente estamos nos referindo a rua comercial mais importante de uma cidade.

Oxford Street, em Londres.

A Oxford Street tem mais de 300 lojas e atrai mais de 200 milhões de visitantes todos os anos. Junto com outras ruas como a Regent Street, Piccadilly e a New Bond Street, faz parte de um grande distrito comercial do centro de Londres.

Algumas das lojas que você pode encontrar por lá: Primark, River Island, Disney Store, lojas de departamento famosas como a Selfridges, a John Lewis e Marks and Spencer.

Quanto ao horário de funcionamento das lojas, nem todas abrem no mesmo horário, mas para garantir que estarão abertas, o ideal é visitar entre 10h00 e 19h00 de segunda a sábado e do meio-dia às 18h00 aos domingo.

Ela fica no coração do West End, que é um distrito londrino, em um bairro que chama City of Westminster, e está conectada a cinco linhas de metrô: Central, Jubilee, Bakerloo, Northern e Victoria.

Ainda falando de transporte, existem cinco estações de metrô ao longo da Oxford Street, a Oxford Circus, Bond Street, Marble Arch e Tottenham Court Road. E também várias linhas de ônibus passam por ela.

Entrada da estação de metrô Bond Street.

Pode ser que você já tenha escutado o nome Oxford Circus anteriormente, é assim que é chamado o cruzamento da Oxford Street com a Regent Street, e nele fica a estação de metrô de mesmo nome, Oxford Circus.

Um pouco de história

A Oxford Street segue a rota de uma antiga estrada romana, a Via Trinobantina, que ligava o condado de Essex ao condado de Hampshire, passando por Londres, e era uma das principais rotas de entrada e saída da cidade. 

Na Idade Média o seu nome era Tyburn Road. E teve outros nomes até ficar conhecida no século XVIII como Oxford Street. Foi nessa época que a região começou se desenvolver, depois que muitos campos ao redor foram comprados pelo Conde de Oxford. 

No século XVIII mesmo já era uma rua popular para entretenimento, mas as classes médias e altas não tinham nenhuma atração pelo local porque era onde ficava a forca de Tyburn e uma favela, chamada St. Giles.

Foi no século XIX que a Oxford Street mudou de uma área residencial para uma área de comércio e varejo. Vendedores ambulantes começaram comercializar souvenirs e também passou a ter lojas de sapatos, tecidos, móveis e algumas delas acabaram virando lojas de departamento. Como por exemplo a John Lewis que abriu em 1864 e a Selfridges em 1909. 

Em 1930 a rua praticamente toda era voltada ao varejo, tomada de comércios assim como vemos hoje em dia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Oxford Street sofreu muitos bombardeios e várias lojas foram completamente destruídas e tiveram que ser reconstruídas do zero, uma delas foi a John Lewis.

Fachada da loja de departamento Selfridges.

Algumas outras lojas que você encontrará por lá: H&M, Benetton, Nike, Zara, Bershka, Adidas, Uniqlo e Lush.

Um fato interessante e importante de dizer é que veículos particulares não podem entrar na Oxford Street entre as 07h00 e às 19h00 de segunda a sábado, exceto veículos que estão prestando algum tipo de serviço, táxis, ônibus e bicicletas.

Alguns locais icônicos da Oxford Street

  • The Flying Horse, no número 6 – construído no século XIX, o único pub que restou na Oxford Street.
  • 100 Club, no número 100 – local de música ao vivo que está na Oxford Street desde 1942. É um lugar muito importante para bandas tradicionais de jazz e punk. Alguns nomes que já tocaram por lá: Glenn Miller, Louis Amstrong, The Who e Sex Pistols.
  • Número 363 – onde ficava a loja de música HMV, que foi inaugurada em 1921. Foi onde os Beatles fizeram sua primeira gravação em Londres em 1962. Em 1986 no número 150 abriu outra HMV, que na época era a maior loja de música do mundo, com 6 mil metros quadrados. Ela fechou em 2019. No momento que escrevo esse post não tem uma HMV na Oxford Street, mas a previsão é que abram uma nova loja até o final desse ano. 
  • Ilford House, no número 133 – 135 – já foi uma galeria fotográfica e um show room de carros.
  • Selfridges, no número 400 – edifício lindíssimo que foi encomendado por Harry Gordon Selfridge para abrigar a conhecida loja de departamento, inaugurada em 1909.

A entrada discreta do 100 Club.

E em relação a arquitetura no geral, indico andar pela Oxford Street não apenas apreciando as vitrines, mas também apreciando as construções. Tem de tudo, uns prédios mais modernos e outros mais antigos.

Quando for passear por lá, esteja ciente de que é uma rua que está geralmente cheia de gente, turistas principalmente, portanto é sempre bom estar atento aos seus pertences para evitar os batedores de carteiras, roubos e golpes.

No fim do ano, a Oxford Street é decorada com luzes de Natal, normalmente a decoração vai da segunda quinzena de novembro até o começo de janeiro. Para quem estiver visitando Londres nesse período, vale muito a pena passar para dar uma olhada, mas saiba que a rua fica ainda mais movimentada do que o normal.

E apesar desse post estar focado na Oxford Street, o ideal é passear pela região porque sempre tem várias coisas acontecendo. Muitos bares, restaurantes, outras ruas com lojas e hotéis.

Algumas das atrações mais conhecidas de Londres ficam próximas a Oxford Street, como a Piccadilly Circus, o Hyde Park, a National Gallery, Chinatown e a Regent Street.

Uma diquinha extra: não deixe de provar os cookies da Ben’s Cookies. Eles têm duas lojas na Oxford Street, uma no número 139 e outra no 355-361.

Opções de hospedagem perto da Oxford Street

Chateau Denmark – hotel 5 estrelas

The Resident Soho – hotel 4 estrelas

Luxury Harley Street Apartments – apartamento de temporada

YHA London Central – hostel

Oxford Street, em Londres.

No vídeo abaixo mostro mais da Oxford Street:

Outros posts que podem lhe interessar

Columbia Road Flower Market – Londres

Museu de História Natural de Londres

O que fazer em Londres em 1 dia

Posts relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário


Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.