Eu aposto que deve ter um panetone ou chocotone dando sopa aí na sua casa, não tem?! Se não tem, agora que o Natal já passou, no supermercado deve ter algum em promoção. E nem precisa ser daqueles mais caros pra essa receita, pode ser dos mais simples porque nós vamos rechear e cobrir com muito chocolate! Uma ótima opção de sobremesa para esses dias de festa antes do ano novo ou até para a própria ceia do Réveillon. Fácil de fazer, bonito, delicioso e quero ver quem não vai gostar dessa gostosura no centro da mesa. Se você ou alguém da família não gosta de nozes ou frutos secos, é só não colocar as nozes no recheio e escolher outro ingrediente para decorar, como raspas de chocolate, confeitos coloridos, chocolate granulado, aquelas bolinhas crocantes tipo Chocoball, enfim, dá pra colocar a criatividade pra funcionar!
Que me julguem, mas esse panetone ficou muito mais gostoso do que alguns de marcas famosas que pagamos um absurdo por aí.
Só tenho uma palavra para essa belezinha: escândalo!
Ingredientes:
1 panetone/chocotone de 500g
Para o recheio:
300g de chocolate meio amargo picado
3/4 xic. (chá) de creme de leite uht
1 col. (sobremesa) de essência de baunilha
1 xic. (chá) de nozes picadas
Para a cobertura:
200g de chocolate branco
1/4 xic. (chá) de creme de leite uht
Frutos secos de sua preferência (nozes, damascos, cerejas, passas, amêndoas…)
Açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)
Modo de preparo:
Primeiro prepare o recheio.
Coloque o chocolate meio amargo para derreter em banho-maria ou no microondas. Acrescente o creme de leite, o sal e a essência de baunilha e mexa até virar um creme liso. Acrescente as nozes, mexa bem e reserve.
Corte o panetone em quatro camadas e recheie cada camada com a mistura de chocolate com nozes.
Para a cobertura: Derreta o chocolate branco em banho-maria ou no microondas. Acrescente o creme de leite e misture bem. Cubra o panetone e decore com os frutos secos.
Polvilhe açúcar de confeiteiro na hora de servir.
Se você vive em um lugar mais fresco, o panetone pode ficar fora da geladeira. Mas como sei que praticamente todas as regiões do Brasil nessa época do ano faz muito calor, o melhor é manter na geladeira e tirar uns 15 minutos antes de servir.
Pode ser consumido em até uns 3 dias, mas depois de pronto, duvido que “sobreviva” por mais de 24 horas sem ser devorado! 🙂
Vídeo da receita:
2 Comentários
Hummmm vou fazer ??
Faz e depois me conta se gostou!! 🙂
Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.