Receitas

Sangría e Tinto de Verano

20/09/2020

Nesse post vou ensinar como fazer 2 bebidas bem populares na Espanha. As duas são à base de vinho tinto: sangría e tinto de verano!

Para quem não ingere bebida alcóolica, sugiro substituir o vinho “normal” por vinho sem álcool. Com suco de uva eu nunca testei, mas se alguém quiser se aventurar, volta aqui depois e me conta como ficou. 😉

Vamos começar com a sangría que é um pouquinho mais elaborada.

Ingredientes:

1/2 pêssego com casca, picado

1/2 maçã com casca, picada

1/2 pera com casca, picada

1/2 laranja com casca, cortada em meias rodelas

1 pau de canela

Suco de 1 limão siciliano (opcional)

1 col. (sopa) de açúcar

50ml de brandy (ou conhaque, Cointreau, gin)

500ml de vinho tinto (de preferência vinho jovem)

500ml de refrigerante de limão (Sprite, Soda Limonada)

Em uma tigela coloque todas as frutas. Adicione o pau de canela, o suco de limão, o açúcar, o brandy e misture. Adicione o vinho, cubra a tigela e leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Na hora de servir, adicione o refrigerante e coloque em uma jarra com bastante gelo.

Para quem não toma refrigerante, indico colocar um pouco de suco de laranja (300ml).

Existem algumas histórias e lendas ao redor da origem da sangría. Uma delas diz que a bebida teve origem no campo, onde agricultores espanhóis e portugueses inventaram a bebida ao redor do ano 1800 e usaram os ingredientes que eles tinham na época, que era o vinho, maçã, pêssego e frutas cítricas. E tem uma hora história que diz que foram marinheiros britânicos que criaram a sangría ao redor do ano 1700.

A sangría é a bebida mais famosa da Espanha e dificilmente você encontrará duas receitas exatamente iguais. É a bebida favorita dos turistas que visitam o país e você pode encontrar em bares, restaurantes e inclusive prontas para beber em supermercados, onde ela é vendida em garrafa pet ou latinha e tem versão sem açúcar e sem álcool.

Também existem variações da receita com vinho tinto. Nas Asturias eles fazem sangría de sidra, que é uma bebida bem popular por lá e outra opção é fazer com cava (espumante) ou com vinho branco.

Quanto ao tinto de verano, esse é muuuito fácil de preparar! 🙂 É uma mistura de vinho tinto com refrigerante de limão e tem sua origem nos anos 20, em uma venta. Venta era um estabelecimento que normalmente ficava na beira da estrada e oferecia serviço de alimentação e hospedagem aos viajantes. E foi em Córdoba, na Venta Vargas, que o tinto de verano foi criado. O dono do local, para refrescar seus clientes nos dias de verão, começou servir vinho tinto com gaseosa. E como o local era frequentado por muitos cantores e artistas, logo a bebida ficou famosa em toda a Espanha.

E para esse não precisamos nem de receita. É só colocar em um copo ou uma taça o mesmo volume de vinho tinto do que de refrigerante de limão e acrescentar uma rodelinha de limão siciliano. Algumas pessoas também adicionam um pouquinho de vermut. É importante deixar o vinho e o refrigerante na geladeira antes de preparar a adicionar gelo ao copo, mas não muito para a bebida não ficar aguada.

Assim como a sangría, o tinto de verano também tem pronto no mercado em versões sem álcool e sem açúcar.

Espero que vocês tenham gostado de aprender como fazer uma sangría e o tinto de verano! Tim-tim! 🙂

Vídeo da receita:

Posts relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário


Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.