Espanha, Receitas

Tortilha espanhola

23/08/2020

A tortilha espanhola ou tortilla de patatas é uma espécie de omelete feita com ovos e batatas. Algumas pessoas colocam cebola e outras não, e isso é o motivo de grandes discussões aqui na Espanha.

Particularmente eu prefiro con cebolla, mas pode ficar à vontade para omitir ela da sua receita. A tortilla é preparada com ingredientes simples, é fácil de fazer e é um dos pratos mais populares da cozinha espanhola. Qualquer “boteco” na Espanha serve tortilla de patatas! 😀 Ela pode ser servida de café-da-manhã, almoço, jantar, em festas, piqueniques… Qualquer hora é hora de um pedacinho (ou dois, quem sabe três…) de tortilha!

Existem várias histórias sobre a origem do prato, mas o que realmente é fato é que as batatas chegaram na Espanha no séc. XVI e foram trazidas da América do Sul. E depois disso, em algum momento da história, alguém pensou que misturar ovos e batatas seria uma boa ideia e assim surgiu a tortilla! Uma das lendas/histórias é que o prato começou se espalhar pelo país durante a Primeira Guerra Carlista e que o general Tomás de Zumalacárregui, durante o certo de Bilbao, inventou a tortilha de batatas.

Mesmo gostando de saber a origem dos pratos típicos dos países, preciso dizer que o que mais me interessa mesmo é comer! Hehe… 😀 Então vamos à receita!

Rende uma tortilha pequena para duas pessoas.

Ingredientes

300g de batatas (pesar depois de descascar e o peso não precisa ser exato)

3 ovos

1/2 cebola média ou 1/4 de uma grande

Sal

Azeite de oliva para cozinhar

Corte a batata em 4 partes no sentido longitudinal e depois corte cada pedaço em lâminas (não precisa ser muito fininha, mas se for muito grossa vai demorar mais para cozinhar). Corte a cebola em fatias finas.

Em uma frigideira antiaderente, adicione uma boa quantidade de azeite de oliva e leve ao fogo. A minha medida costuma ser “um dedinho” de óleo. 😉

Quando o azeite estiver morno, adicione a batata e a cebola. Cozinhe até a batata amolecer controlando o fogo em mexendo alguams vezes para a batata não dourar. Quando a batata estiver bem cozida, escorra o azeite e reserve (eu costumo usar uma peneira com uma panela por baixo, mas você pode usar uma escumadeira).

Em uma tigela bata levemente os três ovos. Adicione a mistura de batata e duas pitadas generosas de sal.

Coloque um pouquinho de azeite de oliva na frigideira e leve ao fogo. Adicione a mistura de batata com ovos e quando as bordas começarem cozinhar espere mais um minuto e vire a tortilha. Para virar use um prato maior que a frigideira. Coloque o prato sobre a frigideira, vire a tortilha nele e depois volte ela para a frigideira com a parte crua virada para baixo.

A tortilha pode ser malpassada ou bem passada. Eu prefiro bem cozida, portanto para checar sempre uso uma faca. Introduzo a ponta da faca na tortilha e se ela sair molhada de ovo é porque no meio ainda está crua.

Quando a tortilha chegar no ponto que você prefere, é só colocar em um prato e servir. Pode ser servida quente ou fria. 🙂

E aí? Você é time con cebolla ou sin cebolla?! 😉

Espero que tenham gostado da receita e que reproduzam na cozinha de vocês! 🙂

Vídeo da receita:

 

Posts relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário


Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.