Receitas

Mousse de Chocolate

17/12/2015

Natal já é semana que vem! Sei que todo mundo fala a mesma coisa, mas gente, como o ano passou rápido!! Ano passado fiz uns cupcakes bem fofos para o Natal e um panetone recheado para aproveitar aqueles panetones que ganhamos no final do ano. E, para esse Natal, a minha receita para vocês é de mousse de chocolate sem ovo com a opção de um crocante delicioso para a decoração!

_MG_0056-web

Decidi fazer a receita sem ovo porque sei que muita gente tem receio de sobremesas que levam ovo cru. Não é a receita tradicional de mousse de chocolate, mas ficou delicioso mesmo assim! Muito saboroso e uma ótima opção para esse Natal. Vai agradar os “pequeninos” e os adultos.

A receita é fácil e também pode ser usada para rechear bolos. Para servir, você pode colocar em copinhos individuais ou em um refratário grande bem bonito para ser levado à mesa.

_MG_0064-web

Para decorar a mousse, você pode usar raspas de chocolate, granulado, frutas (as vermelhas ficam lindas e o sabor combina muito com o chocolate!) e claro, o crocante que eu ensino fazer no vídeo e que deixou a mousse ma-ra-vi-lho-sa!!

Use um chocolate de boa qualidade e com alto percentual de cacau, isso vai influenciar diretamente na qualidade da sua mousse. Chocolate com menos de 50% de cacau não vai deixar seu mousse tão “chocolateado” assim e o sabor vai ficar até bonzinho, mas não a mesma coisa que um mousse feito com um chocolate meio amargo (entre 50% e 60% de cacau esta ótimo)!

Ingredientes:

400ml de creme de leite fresco gelado

1/4 xic. (chá) de açúcar de confeiteiro ou refinado

1/4 xic. (chá) de leite

1 col. (sopa) de manteiga sem sal

1 1/2 xic. (chá) de chocolate meio amargo picado (50% ou mais de cacau)

Frutas vermelhas para decorar

Para o crocante:

3/4 xic. (chá) de açúcar

1/2 xic. (chá) de nozes/amêndoas/avelãs/amendoim picadinhos

Modo de preparo:

Mousse:

Na batedeira, bata o creme de leite fresco gelado com o açúcar até ficar com textura de chantilly. Reserve na geladeira.

Em uma panela, leve ao fogo o leite, a manteiga e o chocolate picado. Mexa até o chocolate e a manteiga derreterem e ficar tudo bem incorporado. Deixe esfriar até ficar em uma temperatura de morna para fria.

Coloque uma porção do chantilly na mistura de chocolate e misture delicadamente. Adicione toda a mistura de chocolate no restante do chantilly e mexa delicadamente até as duas misturas ficarem bem incorporadas.

Coloque em um saco de confeitar descartável (ou saquinho plástico) para ficar mais fácil de distribuir a mousse em copinhos. Se você for colocar em um refratário grande, pode pular essa parte. Apenas despeje a mousse no refratário e com uma colher ou espátula, alise a superfície.

Crocante:

Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo para derreter.

Quando derreter e ficar com uma cor dourada, desligue o fogo e adicione as nozes (ou as oleaginosas de sua preferência) picadas e mexa até as nozes ficarem bem misturadas no açúcar derretido.

Coloque a mistura em uma superfície de mármore forrada com papel manteiga ou no fundo de uma forma (também forrada com papel manteiga).

Quando estiver morno, corte com uma faca no tamanho de sua preferência. Deixe esfriar bem.

Quebre os pedacinhos com a ajuda das mãos se necessário.

Decore a mousse com os pedacinhos de crocante e as frutas vermelhas.

Sirva imediatamente ou leve à geladeira até a hora de servir.

_MG_0072-web_MG_0079-web

Ah, essa foi fácil, não foi? 😉 Sobremesa de Natal gostosa e sem muita frescura!

Vídeo da receita:

Procurando por mais receitas com chocolate?

Bolo de Chocolate

Cheesecake de Chocolate

Brownie de M&M’s

Amores, feliz Natal e ótimas festas!! Que Papai Noel seja generoso com todos vocês e que acima de presente, traga muito amor, paz, saúde e sucesso para todos nós!

Beijocas e nos vemos no próximo post. Nos vemos na estrada!!

 

VEJA TAMBÉM

3 Comentários

  • Reply Lenice Pereira 20/12/2015 at 5:01 pm

    Delícia de receita, lindeza de visual. Amei as fotos. Parabéns!!!!!!!!

  • Reply Lenice Pereira 20/12/2015 at 5:03 pm

    Está de dar água na boca. Delícia de receita, lindeza de visual. Amei as fotos. Parabéns!!!!!!!!

    • Reply Maureen Garcia 24/12/2015 at 11:26 am

      Obrigada mamis! 🙂

    Deixe uma Resposta