Receitas

Receita de Creme de Ricota

04/02/2015

Olá!

A receitinha de hoje é fácil e sempre faço aqui em casa. 

Sou intolerante à lactose e sei que no Brasil existem várias opções de produtos sem lactose, mas aqui em Barcelona nem sempre encontro e quando encontro, eles têm teor de gordura muito alto. Então já tem um tempo que aprendi fazer minha própria ricota usando leite sem lactose e como eu queria algo mais cremoso para colocar em risotos, passar no pão, substituir o requeijão, eu desenvolvi essa receita. Portanto, temos ricota e de lambuja a receita do creme. Não precisa ser feita com leite sem lactose, você pode fazer com o leite “normal”.

IMG_0021

Ingredientes:

1 litro de leite semidesnatado

3 colheres de vinagre branco ou limão

Com os ingredientes acima você faz a ricota, se for fazer o creme, você precisa de mais:

5 col. (sopa) de leite (o mesmo que usou para fazer a ricota)

sal a gosto

Modo de preparo:

Ferva o leite e quando ele começar fazer bolhinhas (antes de subir completamente), desligue o fogo (foto 1). Acrescente o vinagre (ou limão) e mexa bem com uma colher de pau. Deixe coagular por cerca de 6 horas (foto 2 e 3). Despeje essa mistura em uma peneira e deixe escorrer por umas duas horas pelo menos (foto 4).* Está pronta sua ricota caseira (foto 5 e 6). Nesse ponto você pode temperar com sal, pimenta do reino, cheiro verde, orégano e fica uma delícia para comer com uma torradinha. Se você quiser fazer o creme de ricota, coloque a ricota dentro do liquidificador e vá adicionando o leite uma colher por vez, até ficar com uma textura cremosa. Se quiser, adicione sal, se não pode deixar sem mesmo. No meu liquidificador eu vou adicionando o leite, bato um pouco, desligo o liquidificador e misturo com uma colher para dar uma “ajudazinha”. 

*Não jogue o líquido (soro) que vai sobrar, porque podemos usá-lo em outras receitas e semana que vem vou postar uma receita de muffin de maçã delicioso e um dos ingredientes  é o soro que sobra nessa receita.

cremericota1 cremericota2

A água amarelada que vai sobrar da ricota, é o soro do leite, ou o famoso “whey” que a galera que malha adora! 😀 Ali está a proteína do leite, além de vitaminas e minerais. E sendo esse soro tão proteinado, seria uma judiação jogar fora, certo?! Confesso que já joguei antes de saber que poderia ser utilizado, rs… Em breve postarei duas receitas aqui que levam o soro de leite que vai sobrar da ricota. Por enquanto, para não jogar fora, é só guardar num vidro esterilizado bem fechado na geladeira que dura um mês tranquilamente. Se você quiser testar por conta própria antes de eu postar as receitas, pode ser usado em pães, bolos, biscoitos, no lugar da água ou do leite. 

Eu espero que tenham gostado da receita de ricota e creme de ricota!

Vejo vocês em breve com um vídeo de um folhado de Nutella maraaaaa!!! 😀

Beijocas…

VEJA TAMBÉM

Sem Comentários

Deixe uma Resposta