Destinos, Viagem

10 Vilarejos e Cidades para Visitar na Toscana

15/04/2021



Não é novidade para ninguém que acompanha o canal do Eu Só Quero Tudo lá no YouTube que eu AMO a Itália!

E um dos lugares maravilhosos que podemos encontrar no país é a região da Toscana.

A Toscana é apaixonante, com seus cipestres, cheia de vilarejos medievais, tem uma história muito rica, paisagens bucólicas com campos de trigos que fazem um movimento de ondas quando bate o vento, charme, comida boa, vinhos maravilhosos, arte… E quando se fala de Itália, claro que pensamos em Roma, Florença, Milão, mas não tem como as paisagens da Toscana com seus campos e colinas não aparecerem nos nossos pensamentos também. 

Quando viajamos pela Itália de motorhome e passamos pela Toscana, enquanto estávamos lá eu já comentava com o Marc: “Vamos ter que voltar pra essa região, alugar uma casa, um carro e passar umas férias longas explorando os vilarejos e cidadezinhas.”

Escolhi 10 cidades e vilarejos para falar nesse vídeo, mas a quantidade de lugares lindos para visitar na Toscana é muito grande e acredito que mesmo quem já esteve por lá várias vezes, sempre vai ter algum cantinho novo para conhecer, alguma jóia escondida. A lista que vou passar aqui acredito que será muito útil para os “iniciantes em Toscana” porque vou citar algumas cidades óbvias, para quem já é escolado na região pode ser que eu não traga nenhuma novidade (ou pode ser que sim, depois me conta nos comentários!).

E porque resolvi fazer esse post? Porque justamente pela Toscana ter tantas opções de lugares para conhecer, é um desafio escolher aonde ir. E, fica aqui uma dica: alugue um carro para explorar a região, porque com certeza sua experiência será muito melhor e você poderá dizer que dirigiu pelas estradas da Toscana. Chique! 😉

Já aviso que não coloquei Florença na lista porque Florença é a capital da Toscana, é bem comum que esteja no roteiro de quem vai visitar a Itália, mas tem um post específico de Florença aqui no blog.

E só mais uma dica antes de começar listar as cidades: a Toscana recebe muitos turistas, nos meses de verão pode ser algo até um pouco excessivo. Não passei por lá no verão, mas caímos na besteira de visitar Florença em plenas férias de primavera aqui na Europa e por causa da quantidade de pessoas na cidade e filas para entrar nas atrações, acabei deixando de lado alguns lugares que gostaria de conhecer. Então é legal se planejar bem para evitar frustrações. 

 

E vamos começar com… 

Cortona

Cortona é uma cidade de aproximadamente 23 mil habitantes que fica na província de Arezzo, no topo de uma colina em um vale chamado Val di Chiana, pertinho da fronteira da Toscana com outra região chamada Umbria. E em Cortona foi onde filmaram o filme Sob o Sol da Toscana. Quem aí já assistiu? Claro que, por causa do filme, que é de 2003, mais turistas começaram a se interessar pela cidade.

Foi uma importante cidade etrusca e seu centro histórico está preservado e protegido. Aí se você pode se perguntar: que quê é isso de etrusca?! Uma cidade etrusca seria uma cidade que fez parte da Etrúria, e a Etrúria ocupava mais ou menos a área equivalente a Toscana hoje em dia mais a região de Lácio e Umbria. Em meados do século VII a.C. os etruscos formavam a cultura dominante na Itália.

Fora das muralhas da cidade, fica a igreja de Santa Maria Nuova, construída no século XVI por Giorgio Vasari. E Cortona fica perto de várias cidades que são interessantes de visitar, como Siena, Arezzo, Perugia e Assisi. Quando falo perto significa que não passa de 1 hora de carro.

Cortona é uma dessas cidadezinhas com uma catedral, casas de pedra, becos, ruazinhas e roupas penduradas na janela (algo muito típico da Itália).

Algumas atrações da cidade : Museu Diocesano, Accademia Etrusca (museu), Piazza della Repubblica. 

Onde se hospedar em Cortona:

Lucca

Fica às margens do rio Serchio, é a capital da província de mesmo nome e tem cerca de 88 mil habitantes. 

O seu centro histórico mantém todo o esplendor medieval e é chamada de “a cidade das 100 igrejas”, ou seja, você vai encontrar muitas igrejas durante seu passeio por lá. Lucca fica em uma posição importante, entre Pisa e Florença, portanto, dá para incluir no roteiro pela Toscana já que provavelmente você vai querer visitar essas duas cidades icônicas quando estiver viajando pela região.

Vocês vão perceber pelas fotos desse post que muitos vilarejos da Toscana ficam no topo de uma colina e portanto pode ser difícil para pessoas com problemas de mobilidade conhecerem. Lucca é uma cidade plana, então é mais tranquilo para se locomover. Ao redor da cidade existem muralhas renascentistas, elas são arborizadas e um ótimo lugar para andar de bicicleta ou caminhar para se ter uma vista bonita das ruas e de seus edifícios.

Algumas atrações e atividades para se fazer em Lucca: visitar a Catedral de Lucca e a Piazza dell’Anfiteatro e fazer um passseio pelas muralhas. 

Onde se hospedar em Lucca:

Montalcino

Fica na província de Siena e tem aproximadamente 5 mil habitantes, está no topo de uma colina com vista para o Val D’Orcia. Sua origem também é de uma cidade etrusca.

Tem algum amante de vinho por aí? É na região de Montalcino que é produzido o vinho Brunello, um dos vinhos tintos mais famosos da Itália.

Montalcino fica a 160 km de Pisa, 110 km de Florença e 40 km de Siena. Tem uma fortaleza, é cercada por muralhas e ao redor da cidade têm muitos campos, vinhas, olivais e colinas. Fora dos limites da muralha a poucos quilômetros do centro da cidade fica a Abadia de Sant’Antimo, que é um antigo mosteiro beneditino.

Algumas atrações: a fortaleza, o Palazzo dei Priori, o Museo Civico e Diocesano.

Onde se hospedar em Montalcino:

Montepulciano

Cidade que tem ao redor de 14 mil habitantes e fica em cima de uma colina na província de Siena. Também tem origens etruscas, ao redor do séc. IV a.C.. Assim como Montalcino tem certa notoriedade pela riqueza dos seus vinhedos, que produzem o vinho Nobile di Montepulciano. É uma cidade cheia de história, e é um lugar ideal para descansar, ter contato com a natureza, escutar os passarinhos, apreciar as oliveiras, as vinhas…

A cidade tem palácios renascentistas, igrejas, praças charmosas, e como todas as cidades que estão no topo de uma colina, oferece vistas panorâmicas da região. E para quem é fã da saga Crepúsculo, algumas cenas de Lua Nova foram filmadas em Montepulciano.

É sem dúvida uma das cidadezinhas mais bonitas da Toscana.

Algumas atrações: Piazza Grande, Il Corso e o Palazzo Comunale. 

Onde se hospedar em Montepulciano:

Monteriggioni

É um município de aproximadamente 9 mil habitantes da província de Siena. Mas o que eu vou enfatizar aqui é o pequeno vilarejo fortificado de Monteriggioni, que é composto por duas ruas principais, poucas casas, alguns hotéis, uma igreja românica, dois museus e uma ou outra lojinha e restaurante.

A parte fortificada foi construída por Siena, no começo do séc. XIII, como linha de frente durante as guerras contra Florença. Sua muralha muito bem conservada domina a paisagem e passear por ali é como estar em um lugar que parece que o tempo parou. É possível caminhar pela muralha, passar pelas 14 torres que fazem parte dela e também pelos dois portões, um voltado para Roma e outro para Florença. Inclusive, Monteriggioni faz parte da Via Francigena, que é uma rota de peregrinação.

Em julho acontece um festival medieval no vilarejo, então já fica a dica para quem gosta desse tipo de evento. A cidade é citada na Divina Comédia de Dante e também foi inspiração para o cenário do jogo de videogame Assassin’s Creed. Fica a apenas 20 km de Siena.

O que fazer em Monteriggioni: caminhar pela muralha, tirar fotos nas portas e visitar a Igreja de Santa Maria Assunta. 

Onde se hospedar em Monteriggioni:

Pienza

Vilarejo de aproximadamente 2 mil habitantes que fica na província de Siena. É um centro artístico muito importante do Val d’Orcia, que é uma região da Toscana que se estende do sul das colinas de Siena ao Monte Amiata. O centro histórico de Pienza foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1996. Fica entre Montepulciano e Montalcino que já foram citadas anteriormente nesse post.

Pienza foi projetada durante o séc. XV pelo Papa Pio II como uma cidade utópica da Renascença, inclusive, ele também mudou o nome da cidade, que antes era Corsignano.

Algumas atrações do vilarejo: a catedral (ou o Duomo), o Palazzo Piccolomini, Palazzo Borgia (onde fica o museu diocesano).

Onde se hospedar em Pienza:

Pitigliano

Cidade medieval da província de Grosseto com aproximadamente 4 mil habitantes que já era frequentada e habitada desde a época dos etruscos. Fica no topo de um penhasco e é muito impressionante ver os edifícios medievais ali, como se fossem uma continuação das rochas e com um vale logo abaixo. Pitigliano é conhecida como “Pequena Jerusalém” devido à presença de judeus no passado.

Vou contar nossa história com Pitigliano: não sabíamos que esse lugar existia e estávamos dirigindo o motorhome, indo para outro lugar. De repente, fizemos a curva na estrada e demos de cara com Pitigliano. Parecia cena de filme, de sonho, não parecia de verdade. Paramos por ali, tiramos umas fotos, mas não visitamos a cidade, então está na nossa lista para quando voltarmos para a região da Toscana. 😉

Quando passamos rapidamente por lá vimos muitos buracos, como se fossem cavernas e entradas para túneis subterrâneos nos rochedos, e depois fui pesquisar e descobri que esses túneis eram usados desde os tempos etruscos.

Algumas atrações de Pitigliano: o aqueduto, a Fontana delle Sette Cannelle e o antigo Ghetto. 

Onde se hospedar em Pitigliano:

San Gimignano

Pequena cidade murada de origem medieval. Fica a mais ou menos 45 minutos de carro da cidade de Siena e aproximadamente a uma hora de Florença. É muito famosa por sua arquitetura, especialmente por suas torres. O centro histórico de San Gimignano foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1990.

E por que existem tantas torres em San Gimignano? Nos tempos medievais, famílias ricas competiam entre si construindo torres, quanto mais alta mais poder e riqueza aquela família tinha. E também serviam como albergues e fortalezas. A cidade chegou a ter 72 torres, e com isso ganhou o apelido de “Manhattan da Toscana” ou a “Cidade das Belas Torres”, mas hoje em dia restaram apenas 14 delas.

Como San Gimignano fica no topo de uma colina, da cidade você tem uma vista muito boa da região, assim como em outras cidades da Toscana, já que muitas delas ficam no topo de uma colina. Nos tempos medievais e renascentistas, San Gimignano era um ponto parada das peregrinações a Roma.

Hoje em dia se tornou praticamente uma visita obrigatória, já que é bem difícil você conversar com alguém que esteve na Toscana e não foi até San Gimignano. Uma das atrações da cidadezinha é uma gelateria que já ganhou o título de melhor gelato do mundo. Provei o gelato desse local, se é o melhor do mundo não sei, mas é muito bom.

Atrações de San Gimignano: Palazzo Comunale + Pinacoteca + Torre Grossa (fica tudo junto, é um museu de arte e da torre se tem vistas lindas da região), a Piazza della Cisterna e a Catedral. 

Onde se hospedar em San Gimignano:

Siena

Siena é a capital da província de Siena e uma das cidades mais conhecidas da Toscana. Tem aproximadamente 55 mil habitantes e fica 76 km ao sul de Florença. Em 1995 Siena foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. É famosa por sua culinária, universidades, paisagem urbana medieval, museus, arte e pela belas paisagens ao ser redor.

Algumas das atrações da cidade: Catedral de Santa Maria Assunta, a Piazza del Campo e o Palazzo Pubblico e Museu Cívico.

Onde se hospedar em Siena:

Volterra

Cidade da província de Pisa, sua população é de aproximadamente 11 mil habitantes. É uma cidade murada e também fica no topo de uma colina, mais ou menos no meio do caminho entre Siena e Pisa. Volterra mantém o caráter medieval de suas ruas e praças e ao mesmo tempo preserva seu passado etrusco e romano.

Apesar de ser bem conhecida, atrai menos turistas do que San Gimignano por exemplo. Falando em San Gimignano, de lá até Volterra dá mais ou menos meia hora de carro.

Volterra tem ruínas, arte, ruas e praças bonitas, arquitetura de diferentes períodos e claro, boa comida porque no fim das contas estamos falando de Itália! A cidade é famosa pela sua produção de alabastro, então separa um espacinho na mala para os souvenirs.

Algumas atrações: Piazza e Palazzo dei Priori, a catedral e o batistério, o Museo Etrusco Guarnacci e o teatro romano.

Onde se hospedar em Volterra:

Esse foi um post com um “petisco” da Toscana, é praticamente impossível falar em apenas algumas linhas sobre todas as maravilhas dessa região incrível. A lista de lugares para ver na Toscana é realmente interminável, e cada cidadezinha dessa, por menor que seja, esconde muita história.

Dica:

Se você tem pouco tempo, é possível visitar várias cidades da região em apenas um dia. Nesse caso, é melhor usar como base a cidade de Florença e fazer uma excursão às outras cidades. Algumas sugestões de passeios saindo de Florença: Melhor da Toscana – Excursão 1 diaExperiência na Toscana – Excursão 1 dia com degustação

Onde se hospedar em Florença:

Para quem já esteve na Toscana e conhece a região, que vilarejo ou cidade você adicionaria à essa lista?

E para quem não conhece, desses lugares que mostrei, qual foi o que você ficou com mais vontade de visitar?

Me conta aí embaixo nos comentários! 😉

Posts relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário


Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.