Receitas

Cheesecake Basco

28/02/2021

Hoje nós vamos fazer a receita de cheesecake basco. Conhecido também por vários outros nomes como Tarta de Queso Basca, Tarta de Queso de San Sebastián, Tarta de Queso de La Viña ou ainda, para os gringos, San Sebastian Cheesecake ou Basque Burnt Cheesecake,  que traduzindo seria “cheesecake queimado basco” porque ele é assado em forno bem quente e a parte de cima dá uma caramelizada.

Cheesecake Basco

Este cheesecake surgiu nos anos 90, no restaurante La Viña, que fica na cidade de San Sebastián, no País Basco, que é uma comunidade autônoma aqui da Espanha.

Tarta de queso basca

Tarta de queso é algo bem popular aqui no país e é normal encontrar no cardápio de sobremesa de restaurantes. Mas o cheesecake basco é diferente e pra muita gente ele é a melhor tarta de queso da Espanha. E por ser muito boa, acabou ultrapassando fronteiras e ficando famosa no mundo todo. O dono do bar e criador da receita, Santiago Rivera, diz que a tarta é servida há quase 30 anos, mas que foi há 10 anos, com a ajuda da internet, que ela acabou ficando famosa. E com a fama, outros chefs ao redor do mundo começaram a reproduzir a receita e fazer suas próprias versões. 

E como se não bastasse todo o “zunzunzum” ao redor desse cheesecake, o New York Times o elegeu como sabor do ano de 2021. 

É uma receita prática de reproduzir, sem muitos passos e a que vou ensinar é baseada na receita original do restaurante. Vou fazer meia receita porque somos só duas pessoas aqui em casa. Se você tem uma família grande, é só dobrar os ingredientes. A receita original inteira leva 7 ovos, eu coloquei 4 na minha meia receita, portanto, se você for fazer inteira, dobre todos os ingredientes e faça com 7 ovos, não 8.  E também, caso faça a receita inteira, não se esqueça de colocar em uma forma maior. Meia receita rende 5 porções e a inteira rende 10 porções. 

Tarta de Queso de La Viña

Quanto ao creme de leite: tem que ser o creme de leite fresco ou a nata fresca porque tem alto teor de gordura (ao redor de 35%). E tem que cuidar porque tem creme de leite com alto teor de gordura por aí que os fabricantes também adicionam espessantes ou estabilizantes e isso pode prejudicar sua receita. 

Receita do cheesecake basco:

Ingredientes:

500g de cream cheese

4 ovos

200g de açúcar

1/2 colher de sopa de farinha de trigo (essa meia colher pode ser “generosa”)

250ml de creme de leite fresco ou nata fresca (35% gordura)

Modo de preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 210ºC e forre uma forma desmontável de 18 cm de diâmetro com papel manteiga umedecido, deixando o papel sobrar nas laterais. Para umedecer o papel coloque ele debaixo da torneira e depois aperte para sair o excesso de água.

2. Na tigela da batedeira, adicione o cream cheese, o açúcar e os ovos e bata até virar uma mistura homogênea. Se os ingredientes estiverem na temperatura ambiente, principalmente o cream cheese, essa tarefa ficará mais fácil. Adicione a farinha de trigo e misture para incorporar na massa. Depois adicione o creme de leite fresco e bata mais um pouco. Despeje na forma e leve ao forno de 40 a 50 minutos. 

3. Retire a tarta do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente de 4 a 5 horas. Assim que sai do forno ela ainda estará mole por dentro, portanto, quando você mexer a forma, o meio da tarta deve estar trêmulo.

Cheesecake fácil

Você pode servir depois dessas 5 horas de espera ou pode levar à geladeira até a hora de servir. Lembre-se de retirar da geladeira uns minutos antes de comer para ela ficar menos firme e mais cremosa. 

Aviso: quando estiver no forno, o cheesecake vai subir, mas quando esfria ele murcha.

Quanto ao tempo de forno, ele pode variar. Assei a minha por 47 minutos porque o meu forno não é muito potente e aos 40 minutos ela ainda estava muito branquinha. Se eu tivesse tirado aos 40 minutos, provavelmente o meio teria ficado ainda mais cremoso, o que é normal nesse cheesecake (algumas pessoas pensam que está cru, mas não está, é uma característica da receita).

Aviso aos navegantes: não é super doce, o sabor é suave, leve e a textura é cremosa.

Receita cheesecake basco

Como eu deixei os 47 minutos, ela ficou mais assadinha por cima, e no meio ficou um pouco mais firme mas ainda assim muito cremosa. Então o tempo pode variar dependendo do forno e de como você prefere sua tarta de queso. O próprio Santiago Rivera, que é o criador da receita, fala que dependendo de onde e como a tarta é feita, o resultado pode variar.

San Sebastián é um lugar mais frio, então dá para deixar o cheesecake tranquilamente fora da geladeira esfriando. Aqui onde moro é um lugar mais quente, mas agora é inverno e estamos tendo dias frescos, então deixei 5 horas em temperatura ambiente e estava prefeita quando cortei.

Mas se a receita for feita em Sevilha em pleno verão de 40 graus, o ideal é esperar esfriar um pouco e logo colocar na geladeira. Portanto, leve em consideração a temperatura do local que você está na hora de preparar a receita e também depois que tirá-la do forno. Ah! E para quem não tem batedeira, dá para fazer na mão, mas o próprio dono da receita diz que o ideal é fazer na batedeira.  😉

Acredito que com a história que contei antes e as imagens da Tarta de Queso de La Viña, dei motivos suficientes para você reproduzir essa receita aí na sua casa.

E indico também que você dê uma olhada nessa receita deliciosa de cheesecake de limão que não precisa ir ao forno, perfeita para os dias de verão!!

Quem fizer, me manda foto, posta lá no Instagram e me marca para eu ver a sua tarta de queso!

Vídeo da receita:

Posts relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário


Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.