Os mercados de Natal de Londres são ótimos lugares para comprar artesanato, presentes e caminhar por entre casinhas de madeira em estilo alemão enquanto experimentamos comida de rua e guloseimas, bebemos mulled wine (o “vinho quente” da Inglaterra), admiramos muitas luzes e escutamos músicas temáticas dessa época do ano.
Geralmente são lugares cheios de vida e nesse post vou mostrar três dos vários que acontecem na cidade. Todos os três são bem populares e ficam em zonas centrais e turísticas que você provavelmente irá passar durante seu passeio pela capital da Inglaterra.
São gratuitos, ou seja, não pagam para entrar e merecem uma visita se você quiser entrar no espírito festivo que paira pela cidade entre novembro e dezembro.
Christmas in Leicester Square
O mercado de Natal da Leicester Square, que é uma praça que fica em uma zona bem turística e atrai muitas pessoas em todas as épocas do ano. Nela está o Odeon, onde acontecem as estréias de grandes produções do cinema, a loja da M&M’s que é considerada a maior loja de doces do mundo e a uma loja da Lego enorme que costuma ter fila para entrar (principalmente no fim do ano!).
O Christmas in Leicester Square começou dia 08 de novembro e vai até 07 de janeiro. Funciona das 10h às 22h. Mas atenção porque no dia 25 de dezembro estará fechado.
Esse mercado de Natal não é muito grande, mas é bem tradicional. Tem uma atmosfera animada e barraquinhas vendendo presentes, artesanato, guloseimas e também muitas luzes, como não poderia deixar de ser.
Dentro da praça é montado um teatro e esse ano quem está se apresentando é o La Clique, que mistura show de circo, comédia e cabaré. Os ingressos custam a partir de £28,00.
Para comer escolhemos o macarrão do The Cheese Wheel que prepara massa fresca com molho cremoso que leva vinho branco, parmesão, alho e cebolinha e você pode escolher a cobertura de sua preferência. Escolhemos com cogumelos e custou £11,45. Estava saboroso, mas não estava quente o suficiente. No nosso caso não foi um problema, mas para quem gosta de comida bem aquecida, pode ser. 😉
Christmas in Trafalgar Square
No Christmas in Trafalgar Square tem o que esperamos de um mercado de Natal, chalezinhos de madeira vendendo artesanato, presentes e guloseimas. Estou repetindo exatamente o que falei sobre o da Leicester Square, mas no fim das contas eles são parecidos e acabam vendendo mais ou menos as mesmas coisas.
A grande diferença desse mercado é o local onde ele está, porque na Trafalgar Square fica a National Gallery, que é uma galeria de arte com entrada gratuita que serve como pano de fundo para o movimento natalino. No meu canal do YouTube tem um vídeo exclusivo sobre esse local e o prédio é lindíssimo por fora, mas também por dentro, além de oferecer a oportunidade de admiramos quadros de pintores famosos mundialmente como Van Gogh e Pablo Picasso.
O Christmas in Trafalgar Square começou no dia 10 de novembro e vai até 2 de janeiro. Funciona das 10h às 22h e não abrirá no dia 25 de dezembro.
Escolhemos provar mini panquecas que são típicas da Holanda e pelo que percebemos são fáceis de encontrar nos mercados de Natal aqui de Londres. A porção custou £7,00 e você pode escolher a cobertura de preferência (optamos por creme de biscoito Lotus). Estavam bem gostosas e morninhas porque são preparadas na hora.
E já que estamos aqui falando do mercado de Natal da Trafalgar Square, vou aproveitar para falar sobre essa árvore que todos os anos é injustiçada nas redes sociais. Já viu uma árvore de Natal ter haters?! Pois é, essa tem! Porque ela não é tão frondosa, iluminada e decorada como as pessoas esperam.
O pinheiro de Natal da Trafalgar Square pode não ser o mais bonito de Londres, mas é o que tem o significado mais especial.
Todo ano um abeto (conífera da família das Pináceas – não é bem um pinheiro, mas a intenção não é complicar, então vamos chamar de pinheiro!) é enviado de presente pela Noruega em gratidão ao povo britânico pelo apoio recebido durante a Segunda Guerra Mundial. Quando o país foi invadido em 1940, o rei da época, Haakon VII, se exilou em Londres e o governo norueguês por um tempo ficou estabelecido aqui na cidade.
Essa árvore simboliza a relação de amizade entre dois povos e vem de uma floresta que fica em Oslo, capital da Noruega. Tem aproximadamente 20 metros de altura e mais de 60 anos de idade e é decorado seguindo a tradição norueguesa.
Southbank Centre Winter Market
O Southbank Centre Winter Festival acontece nas margens do rio Tâmisa, na região onde fica o Southbank Centre, que é um centro de arte. E uma das atrações do festival de inverno é o Winter Market que tem vários chalezinhos de madeira bem tradicionais servindo diferentes tipos de comidas, bebidas e também tem uma ou outra barraquinha que vende presentes.
Próximo ao Winter Market tem outras atrações como a London Eye, um carrossel e uma área chamada Between the Bridges que tem vários pequenos restaurantes servindo comida de rua e onde também acontecem eventos com música ao vivo, shows e karaokê.
O mercado estava lotado quando visitamos, foi até um pouco difícil nos aproximar para escolher o que comer, mas o grilled cheese sandwich estava com um cheio muito bom e pedimos um para comer. Estava muito gostoso, foi a melhor coisa que comemos entre os três mercados que visitamos. Custou £8,00. Também tomamos um chocolate quente em outra barraquinha que custou £4,50.
O Winter Market começou no início de novembro e vai até dia 26 de dezembro. Funciona todos os dias das 11h às 22h, não abrirá no dia 25 de dezembro e terá horários diferenciados e no dia 24 e 26 de dezembro. No site oficial tem os horários detalhados.
Opções de hospedagem no centro de Londres
Hotel Corinthia London – 5 estrelas
Hotel Locke at Broken Wharf – 4 estrelas
Hotel Ibis Styles London Southwark – 3 estrelas
YHA London Oxford Street – hostel
Outros posts sobre Londres que podem lhe interessar
Os melhores lugares para ver as luzes de Natal em Londres 2023
Sem Comentários
Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.