Viagem

Reembolso por atraso ou cancelamento de voo

20/12/2019

O pessoal da Compensair entrou em contato comigo para uma possível parceria e confesso que não conhecia a empresa. Mas, curiosa que sou, pesquisei e depois de me informar, pensei que seria muito interessante compartilhar com vocês sobre o serviço oferecido por eles.

Compensair é uma empresa que presta um serviço que ajuda a obter uma compensação de até 600 euros por voo atrasado, cancelado ou overbooking. Eles trabalham sob a legislação da União Européia, portanto a possibilidade de reembolso seria apenas para voos que tenham ocorrido dentro, saindo ou chegando na União Européia.

Já tive problemas com atrasos de voos antes e como é frustrante se preparar para as férias e os planos saírem do controle. Um atraso pode atrapalhar toda sua programação em uma viagem e até acabar com ela. Imagina que você tem uma conexão para um lugar mais remoto, para onde partem poucos voos na semana e por causa de um atraso você não consegue chegar a tempo?!

É bem normal não buscarmos nossos direitos em um momento desse, por falta de conhecimento ou até por não querer se estressar. Afinal, pensamos “Vai ser complicado… Não sei nem para onde ligar ou enviar um e-mail… Ah, deixa pra lá!”. Confesso que sou dessas do “deixa pra lá”, ou melhor, ERA!

Agora que conheço a Compensair, nunca mais deixarei passar em branco uma situação de voo cancelado, atrasado ou o famoso overbooking. O trabalho deles é nos ajudar a conseguir a compensação de até 600 euros.

Se você está na dúvida se seu caso se encaixa na possibilidade de reembolso, é só entrar no site e enviar os dados do seu vôo. Essa pesquisa não tem nenhum custo, você apenas paga 25% do valor recebido em caso de compensação. Por exemplo, se você conseguir os 600 euros de reembolso, você receberá 450 euros, já que 25% (150 euros nesse caso) é o valor que fica com a Compensair pelo serviço prestado.

Ah! E você pode pedir a compensação para voos de até 6 anos atrás! E fala a verdade, conseguir um dinheiro de volta quando já nem contávamos com isso, é como encontrar uma nota de 50 reais no bolso da calça. Você pode até pensar em começar as economias para a próxima viagem!

Mas Maureen, como saber se meu caso se encaixa no direito ao reembolso?

De acordo com o Regulamento n.° 261/2004 do Parlamento Europeu um passageiro tem direito de 250 a 600 euros de compensação em caso de:

  • Atraso de mais de 3 horas.
  • Voo cancelado.
  • Embarque negado por overbooking.
  • Conexão perdida devido a um atraso do primeiro trecho.

O requisitos são que seu voo tenha ocorrido até seis anos atrás (dependendo do país de partida), dentro da União Européia (qualquer companhia aérea), saindo da União Européia (qualquer companhia aérea) ou chegando a União Européia (em uma companhia aérea da União Européia).

Como reivindicar seu reembolso?

Há duas maneiras de registrar sua reclamação em uma companhia aérea: 1) você pode iniciar o processo de reclamação de forma independente ou 2) deixar a Compensair fazer o trabalho por você.

Se você decidir fazer por conta própria, precisará do seguinte:

  • Elaborar por escrito a reclamação com provas e documentos necessários.
  • Enviar a reclamação da maneira exigida pela companhia aérea (formulário, e-mail ou outra forma).
  • Aguardar uma resposta (pode demorar alguns meses).
  • Se a companhia aérea recusar sua compensação, redigir novamente uma carta resposta legal ou quando ignorado, enviar novamente uma reclamação.
  • Em caso de uma recusa sem justificativas ou falta de resposta da companhia aérea, você deverá recorrer às autoridades de proteção dos direitos do consumidor do país de partida ou a justiça.

Ou você pode permitir que a Compensair gerencie tudo, pagando uma taxa de 25% em cima do valor reembolsado. Eles fornecerão atualizações ao longo do processo e lembre-se, o valor do serviço só será cobrado em caso de sucesso! 

Você pode verificar a elegibilidade de qualquer um dos seus vôos usando o link abaixo e não se esqueça que podem ser voos de até 6 anos atrás. O site é em inglês e existe a possibilidade de mudar o idioma para espanhol, é bem fácil de navegar.

Clique aqui e consulte com a Compensair se seu voo se aplica a possibilidade de reembolso.

Espero as informações desse post tenham ajudado, que você consiga seu reembolso e que faça várias viagens maravilhosas.

Posts relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário


Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.