Receitas

Lasanha de Berinjela

10/04/2015

Mais uma receita saudável aqui no Eu Só Quero TudoLasanha de Berinjela!!

lasanha-de-berinjela-photo-02-web

Essa receita é ótima para todos porque é deliciosa, mas especialmente pra quem está querendo perder alguns quilinhos e acha que não pode comer lasanha, sim, você pode! E essa versão não leva massa e nem queijo e fica fabulosa. 

Sei que muita gente tem preconceito com a coitada da berinjela, mas ela pode render receitas que ficam uma delícia. E também é cheia de fibras, portanto ajuda muito quem quer emagrecer.

lasanha-de-berinjela-photo-12-web

Para quem não pode (ou não quer) comer glúten, a minha dica é trocar a farinha de trigo do molho branco por farinha de arroz, assim, a receita fica “gluten free”. Para os vegetarianos, uma opção é trocar a carne moída por proteína texturizada de soja.

A receita pode ser preparada com até dois dias de antecedência. É só deixar na geladeira, montada e coberta com filme plástico e levar ao forno para assar antes de servir (tire o plástico antes de levar ao forno!).

Ingredientes:

2 berinjelas médias

500g de carne moída

2 col. (sopa) de óleo

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

Pimenta-do-reino a gosto

1/2 col. (chá) de sal

1/2 col. (sopa) de orégano

1/2 col. (chá) de canela em pó

400g de tomate pelado com o líquido

Para o molho branco:

2 col. (sopa) de manteiga

2 xic. (chá) de leite semidesnatado

3 col. (sopa) de farinha de trigo

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Noz moscada a gosto

2 col. (sopa) de queijo parmesão ralado para polvilhar

Preaqueça o forno a 200 graus. Corte as berinjelas em rodelas de mais ou menos 3 milímetros de espessura e coloque em uma forma forrada com papel manteiga. Polvilhe com sal e pimenta-do-reino e leve ao forno por 15 minutos.

Numa panela coloque o óleo, a cebola e o alho e refogue até que a cebola comece dourar. Adicione a carne moída e refogue até que fique cozida. Adicione a pimenta-do-reino, o sal, a canela, o orégano e o tomate pelado com o líquido, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 15 minutos.

Para o molho branco:

Numa panela derreta a manteiga. Adicione a farinha de trigo e mexendo sempre, cozinhe por uns 2 minutos. Coloque 1 xícara do leite, mexa bem e adicione a outra xícara. Mexa até que comece ferver, abaixe o fogo e deixe fervendo por 2 minutos. Tire do fogo e adicione o sal, a pimenta-do-reino e a noz moscada. Reserve.

Montagem:

Unte uma forma de 20x30cm e coloque uma camada de berinjela. Coloque metade do molho de carne. Faça mais uma camada de berinjela e coloque o restante do molho de carne. Faça a última camada de berinjela e coloque o molho branco. Polvilhe queijo ralado por cima e leve ao forno a 180 graus por 50 minutos. Tire do forno e espere 10 minutos antes de servir.

lasanha-de-berinjela-photo-23-web lasanha-de-berinjela-photo-28-web lasanha-de-berinjela-photo-31-web lasanha-de-berinjela-photo-34-web

Vídeo da receita:

VEJA TAMBÉM

Sem Comentários

Deixe uma Resposta