Destinos, Viagem

10 CIDADES DE CONTOS DE FADAS NA EUROPA

03/05/2023

Muitas cidades da Europa foram destruídas durante a Segunda Guerra Mundial e também foram modernizadas com o passar dos anos, mas ainda tem um montão delas que mantêm suas origens e isso faz com que continuem cheias de encantos e pareçam até terem saído de um conto de fadas.

Aquilo que já falei lá no canal, naquele vídeo das cidades de conto de fadas da Alemanha, existem algumas características que fazem essas cidades serem bonitas e extremamente charmosas: ruas de paralelepípedo, arquitetura pitoresca, castelos, torres, pontes de pedra, edifícios históricos, casas coloridas, paisagens bonitas e fotogênicas.

Muitos desses lugares nos transportam para outro lugar, para outro tempo e sem nos esforçarmos, parece que entramos em uma outra realidade.

Confesso que tenho essa facilidade. Uma paisagem incrível, uma luz mágica, me fazem no final do dia pensar “visitei mesmo esse lugar ou foi um sonho?”

Fiz uma lista enorme, com uns 100 nomes, reduzi para umas 30 e no final fiquei apenas com 10, mas não foi fácil porque realmente são centenas de cidades e vilarejos de contos de fadas aqui na Europa. Escolhi umas mais óbvias, outras nem tanto assim, mas chega de lero-lero e vamos lá!

Aqui estão 10 cidades europeias de contos de fadas para adicionar à sua lista de desejos:

Sintra

Sintra é uma vila que fica na área metropolitana de Lisboa a mais ou menos uns 30km do centro da cidade, na Serra de Sintra.

Apesar de ser um dos dos centros urbanos mais populosos de Portugal, com aproximadamente 380 mil habitantes, a vila recusa ser elevada ao estatuto de cidade.

E como estamos aqui para falar de cidades de contos de fadas, temos que dizer que Sintra parece um reino de fantasia.

O Palácio da Pena e suas cores, o Castelo dos Mouros e suas muralhas milenares, o Palácio Nacional com suas chaminés e quartos decorados, a misteriosa Quinta da Regaleira e muitas lojinhas turísticas e ruazinhas estreitas de paralelepípedos para explorar. Como não fica muito longe de Lisboa, vale a pena fazer um bate e volta, mas eu indicaria passar ao menos uma noite por lá se você tiver tempo, para poder curtir o fim do dia e a noite na vila, que é quando ele fica mais vazia já que muitas pessoas só vão para passar o dia.

Sintra tem uma atmosfera mágica, uma arquitetura muito bela, bosques que parecem encantados e é por isso que ela está nessa minha lista de cidades de contos de fadas na Europa.

Sugestões de lugares para se hospedar em Sintra:

Bled

Bled é um vilarejo bem turístico, de aproximadamente 8 mil habitantes que fica aos pés dos Alpes Julianos, ao longo do lago Bled, na Eslovênia.

Já foi considerada um dos segredos mais bem guardados da Europa, mas hoje em dia, talvez graças a internet, já não é segredo pra ninguém. Não se fala muito sobre o vilarejo em si, mas se fala bastante sobre o lago que é lindo, rodeado por montanhas alpinas, com um castelo no topo de um paredão rochoso e uma ilhazinha com uma igreja.

Tudo isso faz de Bled um local que parece ter saído das páginas de um conto de fadas.

Para quem vai passar o dia (e é o que a maioria dos visitantes fazem), o passeio mais comum é dar uma caminhada ao longo do lago e depois ir até o castelo no topo da colina e também ir de barquinho até a pequena igreja que fica na Ilha de Bled (nessa igreja tem um sino que você pode fazer um pedido, tocando ele 3 vezes). Se você for até lá, coma a especialidade do local, que é o Kremšnita, uma espécie de torta doce recheada de creme com açúcar de confeiteiro polvilhado por cima e se estiver disposto, vá até o mirante de Ojstrica para tirar uma foto de cartão postal.

É um lugar apaixonante por sua beleza, parece realmente saído de um livro de histórias encantadas, e um dos lugares mais bonitos da Eslovênia. Fica a mais ou menos 1 hora de carro de Liubliana, a capital do país, então muita gente faz bate e volta. E já que estou falando de Bled, que por sinal fica próximo da fronteira com a Áustria e com a Itália, vou acrescentar que, se um dia você estiver com ideia de ir até a Eslovênia, o país apesar de pequeno tem muito mais a oferecer do que apenas o lago Bled e sua ilhazinha.

Vou deixar um link com uma playlist de vídeos que fiz quando passei pela Eslovênia. Lá tem Bled também, mas confesso que quando visitamos não foi legal porque estávamos de motorhome e estacionar ele por lá era caro (na época uns 50 euros). Para quem viaja de férias tudo bem, mas para quem vive em um motorhome você tem que escolher suas “batalhas” e onde vai gastar o valor do seu orçamento, e nós escolhemos ficar em um camping e pegar um ônibus para ir até lá e apenas passamos algumas horas.

Se eu voltaria, é claro! Mas para ficar em um camping em Bled (que na época que fomos estava fechado) ou em um hotel ou apartamento para poder curtir mais a região sem correria e também ter o privilégio de ver o lugar mais tranquilo, porque a maioria das pessoas vão para passar o dia e no final da tarde fica bem paradinho.  

Sugestões de lugares para se hospedar em Bled:

Hallstatt

Hallstatt é um vilarejo que fica na região de Salzkammergut, na Áustria. Fica às margens do lago Hallstatt e tem aproximadamente mil habitantes.

O vilarejo, que é muito charmoso mas também é bem pequeno, é historicamente conhecido pelas suas minas de sal, que por sinal são abertas a visitação. Hallstatt vira e mexe aparece nas listas de lugares mais bonitos da Europa. É um destino turístico muito popular e é de se entender porque realmente o vilarejo e toda a região é muito bonita e romântica.

Lago de águas cristalinas, arquitetura alpina muito bem conservada, a igreja icônica que aparece em grande partes das fotos postadas na internet, as montanhas de fundo… parece que saiu direto de um conto de fadas! Durante o inverno, a paisagem fica ainda mais incrível porque as montanhas ficam cobertas de neve.

Reserve aqui uma excursão de meio dia até Hallstatt, saindo de Salzburgo.

Sugestões de lugares para se hospedar em Hallstatt: 

Colmar

Colmar é uma cidade e capital do departamento do Alto Reno, na França. Fica na região da Alsácia, pertinho da fronteira com a Alemanha.

Tem aproximadamente 70 mil habitantes e é um lugar onde influências francesas e alemãs se fundem, lembrando que a região da Alsácia já foi parte da Alemanha, consequentemente Colmar também foi parte da Alemanha, por isso quando  estamos por lá percebemos “toques” alemães, tanto na arquitetura quanto na comida. É um local com canais tranquilos, ruazinhas de paralelepípedos, casas de enxaimel e uma beleza histórica.

Colmar também é considerada a capital do vinho da Alsácia. É um lugar muito charmoso e um destino de contos de fadas, ideal para ser visitada em qualquer época do ano. 

Sugestões de lugares para se hospedar em Colmar:

Cesky Krumlov

Cesky Krumlov é uma cidade que fica no sul da República Checa, na região da Boêmia do Sul e tem aproximadamente 13 mil habitantes.

O centro histórico de Cesky Krumlov é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1992. A arquitetura da cidade é linda e tem uma mistura dos estilos gótico, barroco e renascentista.

Sua principal atração é o seu castelo, que é do ano 1240. É com certeza uma das cidades de conto de fadas da Europa.

O castelo, o rio Moldava, a praça Svornosti, um centro histórico com ruas medievais, os telhados vermelhos, tudo isso faz a cidade ser um lugar mágico. Durante o verão é mais agitada e durante o inverno quando neva se transforma em um cenário ainda mais incrível. Para chegar até lá você pode ir de carro ou pegar um trem ou ônibus saindo de Praga.

Sugestões de lugares para se hospedar em Cesky Krumlov:

Giethoorn

Giethoorn é um vilarejo que fica na Holanda e tem aproximadamente 3 mil habitantes. É conhecido também como a “Veneza da Holanda” devido às quase 200 pontes que cruzam seus canais.

Carros são banidos em Giethoorn e o principal meio de transporte por lá é o barco, que inclusive você pode alugar para passear pelos canais. Para quem não curte barcos, é possível caminhar pelas trilhas que passam ao lado desses canais.

E as casas da cidadezinha são um sonho, rodeadas por gramados e jardins.

Tem uma atmosfera bem pacífica e agradável. Fica a 120km de Amsterdam e a melhor época para visitar é na primavera, porque é quando o vilarejo fica mais florido e colorido. 

Sugestões de lugares para se hospedar em Giethoorn:

Positano

Positano é uma comuna na província de Salerno, na região da Campânia na Itália e tem cerca de 4 mil habitantes. Fica na famosa Costa Amalfitana.

É uma cidade que tem uma beleza impressionante e parte dessa beleza vem dos seus edifícios em tons pastéis que ficam em uma encosta íngreme. É muito glamurosa, fica à beira-mar, tem ruas sinuosas, praias perfeitas, água azulzinha e um visual de cartão postal.

Positano tem uma luz tão bonita que em alguns momentos não parece real. Até a metade do séc. XIX foi uma pequena vila de pescadores que poucas pessoas conheciam, hoje é um tipo de paraíso litorâneo turístico, com muitos hotéis luxuosos, restaurantes, gelaterias e lojinhas. 

Sugestões de lugares para se hospedar em Positano:

Compre aqui um cruzeiro de 1 dia a Amalfi e Positano, saindo de Sorrento.

Reine

Reine é uma vila de pescadores que fica no arquipélago de Lofoten, na Noruega. Sua população é de aproximadamente 300 habitantes.

É rodeada por baías, fiordes e montanhas lindíssimas. Não é um lugar de fácil acesso, mas tem uma paisagem natural deslumbrante e durante o inverno você pode avistar a aurora boreal.

Sugestões de lugares para se hospedar em Reine:

Bruges

Bruges é a capital da província de Flandres Ocidental, na Bélgica. Tem cerca de 117 mil habitantes e é conhecida como a “Veneza do Norte”.

Uma das características que fazem de Bruges uma cidade de conto de fadas são os seus canais. A arquitetura medieval da cidade é lindíssima e passear por lá é como ser levado de volta para algum lugar do passado.

Existem trens que saem de Bruxelas em direção a Bruges com certa frequência e o trajeto demora cerca de uma hora e meia. É um destino turístico bem popular, portanto no verão costuma ser muito movimentada. Se você for até lá, coma um chocolate e um waffle por mim! 

Sugestões de lugares para se hospedar em Bruges:

 

 

Mostar

Mostar fica na Bósnia e Herzegovina e tem aproximadamente 113 mil habitantes. É uma das cidades mais conhecidas do país e é famosa pela Stari Most ou Ponte Velha, que é do século XVI.

Assim como os outros vilarejos e cidades que citei aqui, é um lugar mágico e no verão a cidade fica bem movimentada. De Sarajevo até lá são aproximadamente 130km de distância e também está perto da fronteira com a Croácia.

E também durante o verão, é muito comum alguns locais pularem da ponte e essa é uma atração à parte. Vale muito a pena caminhar por Mostar e apreciar a mistura de arquitetura islâmica e balcânica. 

Sugestões de lugares para se hospedar em Mostar:

Excursão de 1 dia saindo de Dubrovnik – Cachoeiras Kravica, Mostar e Pocitelj

Se você já veio para a Europa, me diz qual o seu destino de conto de fadas favorito e para quem ainda não visitou, me conta nos comentários do post para qual desses lugares que citei você gostaria de ser transportado agora!

Outros posts aqui do blog:

10 Dicas para Economizar na Europa

O que fazer em Hamburgo – Alemanha

Florença – Itália

Viajar preparado é muito melhor!

    • Booking: hospedagem com descontos exclusivos.
    • GetYourGuide: para comprar ingressos para atrações turísticas.

Posts relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário


Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.