Receitas

Pudim de Pão Espanhol – Pan de Calatrava

08/11/2020

A receita que vamos fazer hoje é o Pan de Calatrava, que é uma sobremesa típica da região de Murcia, Espanha.

É uma receita de reaproveitamento de pão amanhecido, o famoso “pão velho”. Nada mais é do que um pudim de pão, com ingredientes bem simples e que fica muito saboroso.

Dei uma investigada na origem desse pudim e não achei nada 100% certo, mas é bem provável que venha de Calatrava la Vieja ou Calatrava la Nueva, que são cidades da província de Ciudad Real. Só que essa província fica na comunidade autônoma de Castilla-La Mancha, e não na comunidade autônoma de Murcia. E como se tornou uma receita típica de Murcia sendo que não foi criada em Murcia? Aparentemente ninguém tem essa resposta. Inclusive nem se sabe se realmente veio de Ciudad Real, pode ter sido criada pelos andaluces com influência muçulmana.

Fiz o Pan de Calatrava com madalenas porque eu tinha algumas congeladas aqui em casa, mas você pode fazer com pão amanhecido, bolo simples, pão doce e até croissant.

Vamos à receita!

Ingredientes:

  • 600ml de leite integral
  • Casca de 1 limão
  • 1 pau de canela
  • 5 ovos
  • 150g de açúcar (equivalente a 3/4 xic. de chá)
  • 2 1/2 xic. (chá) de madalenas picadinhas (pode ser pão amanhecido, pão doce, panetone, croissant, bolo simples…)

Para caramelizar a forma:

  • 120g de açúcar (1/2 xic. de chá bem cheia)
  • 60 ml de água (1/4 xic. de chá)

Modo de preparo: 

Preaqueça o forno a 180 graus.

Coloque o leite em uma panela, adicione a casca do limão e o pau de canela e leve ao fogo médio. Quando começar ferver abaixe o fogo e deixe ferver por 3 minutos. Desligue o fogo, retire o pau de canela e as cascas de limão e reserve.

Enquanto o leite esfria, prepare o caramelo para a forma. Em uma panela em fogo médio, adicione o açúcar e a água. Deixe ferver até virar uma mistura de cor dourada. Não mexa para o açúcar não cristalizar. Coloque o caramelo em uma forma de buraco no meio de aproximadamente 20cm de diâmetro. Reserve a forma.

Em uma tigela coloque os ovos e o açúcar e bata até que fique bem incorporado. Adicione o leite morno que estava reservado e vá batendo ao mesmo tempo. Adicione as madalenas (ou o pão) cortadas em pedacinhos e mexa para as madalenas absorverem um pouco do líquido.

Coloque a mistura na forma caramelizada, coloque a forma dentro de outra forma maior e leve ao forno em banho-maria por aproximadamente 1 hora. Para saber se o pudim está assado, espete uma faca no meio, se ela sair limpa, é porque já está pronto.

Retire do forno e deixe esfriar. Quando estiver em temperatura ambiente, leva à geladeira por pelo menos 5 horas antes de desenformar (o ideal é deixar na geladeira de um dia para o outro).

Para desenformar, retire da geladeira, passe uma faca de mesa nas laterais e vire o Pan de Calatrava em um prato.

Dicas:

  • Você pode servir uma fatia do pudim acompanhada de chantilly, frutas em calda ou frutas frescas.
  • Usei uma forma de buraco no meio, mas a mais tradicional para o Pan de Calatrava é a forma de bolo inglês.
  • O tempo de forno pode mudar dependendo do forno e da forma utilizada.
  • Se você for usar pão amanhecido, coloque um pouco mais de açúcar na receita (2 col. de sopa é o suficiente).
  • Você pode trocar o limão e a canela por extrato de baunilha ou raspas de limão, se for trocar por um desses dois ingredientes, não é necessário levar o leite ao fogo.

Vídeo da receita:

 

Posts relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário


Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.