O Columbia Road Flower Market como o próprio nome diz é um mercado de flores e fica na região de Tower Hamlets no leste de Londres. Acontece todos os domingos das 8h às 15h, e as lojas que ficam ao redor seguem mais ou menos o mesmo horário (caso queira ir em uma delas, verifique os horários de funcionamento).
É um mercado de rua colorido e amado por turistas e locais, por isso um programa imperdível de domingo para muita gente.
A Columbia Road começou como um caminho que era usado para levar as ovelhas aos matadouros em Smithfield. Inclusive até um tempo atrás existia o Smithfield Market, um mercado de carnes que foi fechado e vai ser reformado para ser a nova casa do Museum of London, mas isso é história para outro post. 😉
E como surgiu o mercado de flores?
Em 1869, Angela Burdett-Coutts estabeleceu o Columbia Market como um mercado coberto de alimentos com centenas de barracas. A princípio funcionava aos sábados e vendia uma grande variedade de produtos além de flores. Conforme a população judaica foi crescendo na região (e os judeus guardam o sábado), um mercado aos domingos foi estabelecido e o que acontecia aos sábados acabou fechando. A partir disso o mercado de flores se desenvolveu e inicialmente ele servia a população local que tinha pequenos jardins em suas casas.
A área onde fica o Columbia Road Flower Market entrou em declínio na década de 1970 e chegaram a discutir a possibilidade de demolir os prédios que ficam na região, mas a decisão final foi de mantê-los, tanto os prédios como o mercado que hoje em dia é um dos mais conhecidos e bonitos de Londres.
O Columbia Road Flower Market é bem concorrido e popular entre os moradores e turistas. Para quem não gosta de aglomerações, recomendo chegar bem cedo e para quem quiser comprar flores por um preço mais barato, o ideal é visitar na hora que o mercado está fechando, entre 14h e 15h.
Nele tem flores frescas e secas, suculentas, cactus, plantas de interior, enfim, uma variedade grande de plantas e flores! Muitos dos vendedores trabalham no mercado durante toda a vida e algumas bancas passam de geração para geração.
Depois de comprar suas flores, caminhe pela parte de trás das barracas e pelas ruas laterais para encontrar lojinhas, galerias, cafeterias, pubs e restaurantes.
Locais e regiões próximas para incluir na visita:
Regent’s Canal: construído em 1820 e é uma hidrovia de 13,8 quilômetros que atravessa o norte de Londres. É um local tranquilo para fazer uma caminhada.
Shoreditch: distrito que faz parte do borough de Hackney e é um importante centro de entretenimento com vários pubs, bares e casas noturnas. Área alternativa de Londres, habitada e frequentada por jovens criativos e tem uma cena gastronômica eclética. Também é o lugar para quem gosta de lojas de artigos vintage e de design.
Spitafields: distrito que faz parte do borough de Tower Hamlets. É um centro multicultural que tem abrigado gerações de imigrantes. Área cheia de vida, lar de artistas e uma grande comunidade de Bangladesh. Em Spitafields fica a Brick Lane que é repleta de restaurantes especializados em curry, mas a área também é conhecida pela arte de rua, lojas peculiares e bares da moda.
Haggerston Park: parque que fica próximo ao Columbia Road Flower Market. Uma ótima opção para dar um passeio se o dia estiver ensolarado e conhecer uma das muitas áreas verdes de Londres. No parque tem pista para andar de bicicleta, parquinho para as crianças e até uma fazendinha (Hackney City Farm).
Como chegar ao Columbia Road Flower Market:
Metrô de superfície: as estações mais próximas são Hoxton ou Shoreditch High Street, que ficam a aproximadamente 10 minutos caminhando.
Metrô: as estações mais próximas são Liverpool Street, Old Street, Shoreditch, Cambridge Heath e Bethnal Green, todas a aproximadamente 15 minutos caminhando.
Ônibus: as linhas 26, 55, 8, 388 e D3 param próximo ao mercado.
Carro: evite ir de carro porque tem que estacionar longe. A região em volta do mercado é cheia de restrições e reservada para os feirantes.
Lugares para comer ou beber alguma coisa próximo ao mercado:
The Nelson’s – pub independente que existe há quase 200 anos (é de 1825!). Domingo é o melhor dia para visitar, eles fazem um sunday roast (prato típico inglês) muito gostoso, além de cervejas e coquetéis.
Birdcage – fica a poucos passos do Columbia Road Flower Market. Servem cerveja artesanal, coquetéis e comidas típicas de pub (hambúrgueres, fish and chips, sunday roast e outros). No cardápio tem opções para veganos e vegetarianos.
Royal Oak – pub que fica bem no centro da Columbia Road. Dizem que servem o melhor sunday roast da região (nunca provei então não posso confirmar essa informação 🙂 )
Laxeiro – restaurante espanhol familiar que está na Columbia Road desde 1982. Servem pratos espanhóis no geral e tapas. A carta de vinho (espanhóis claro!) tem opções variadas.
Dom’s Sub – vende sanduíches para levar.
Pavilion – padaria independente e bem conceituada que foi fundada em 2007. Vende pães de fermentação natural, doces e cafés.
Jack Garcia – cafeteria que além de cafés serve chás, doces e sanduíches.
Hermanos Colombian Coffee Roasters – mais uma opção de local para tomar um bom café.
Dom’s Sub – vende sanduíches para levar. Considerados por alguns como o “rei do sanduíche em Londres”.
Maks News – loja de conveniência com um dono super simpático. Local bom para comprar uma água, um chocolate ou um croissant (aos domingos eles costumam vender falafels e samosas caseiras). Vende revistas e outras “tranqueirinhas” também.
Opções de hospedagem perto do Columbia Road Flower Market:
One Hundred Shoreditch – hotel 5 estrelas
Mama Shelter London – Shoreditch – hotel 4 estrelas
Charming home with terrace – apartamento de temporada
Hostelle – women only hostel London – hostel apenas para mulheres
O vídeo abaixo mostra mais do Columbia Road Flower Market, o Haggerston Park, o Regent’s Canal e um chá da tarde em um bar de coquetéis chamado MAP Maison:
Outros posts que podem lhe interessar:
O que fazer em Londres em 1 dia
Museu de História Natural de Londres
10 dicas para economizar na Europa
Sem Comentários
Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.