Quando morávamos em Barcelona, tínhamos uma alimentação bem mais saudável do que hoje em dia vivendo no motorhome. Eu sempre usava grão-de-bico para preparar nossas refeições e fazia falafel, hambúrguer vegetariano, salada, homus, enfim, várias comidinhas gostosas com essa leguminosa que é rica em fibras, ajuda fortalecer o sistema imunológico e é fonte de proteína.
Tinha um pacote de grão-de-bico aqui desde que saímos de viagem e eu olhava pra ele, ele olhava pra mim, mas nada de coragem para abrir o saquinho e partir para a ação… Para ele não ficar velho (odeio jogar comida fora!), resolvi fazer falafel, um bolinho de grão-de-bico delicioso! Que gostoso que ficou… O grão-de-bico vai voltar pra nossa alimentação e não vai sair mais!
Essa receita é deliciosa, se você nunca provou falafel antes (ou nunca provou grão de bico!), tente essa delicinha, principalmente se for acompanhado do molho tzatziki que ensinei outro dia. A combinação fica perfeita!!!
Lembre-se que também é uma receita apta para vegetarianos e ótima para quem está querendo diminuir a quantidade de carne do cardápio. 😉
Ingredientes:
1/4 xic. (chá) de cebola picada
2 dentes de alho
1 xic. (chá) de grão de bico cozido
1/2 xic. (chá) de salsinha picada
1/2 col. (chá) de sal
1 col. (chá) de fermento em pó
1/4 xic. (chá) de farinha de trigo integral (pode ser farinha de trigo branca ou amido de milho)
1/2 col. (chá) de cominho em pó
Pimenta-do-reino a gosto
3 col. (sopa) de azeite de oliva (ou outro óleo de sua preferência)
Modo de preparo:
No multiprocessador, bata a cebola e o alho até ficar bem picadinho.
Adicione no multiprocessador o grão-de-bico cozido, a salsinha, o sal, o fermento em pó, a farinha de trigo, o cominho e a pimenta-do-reino.
Bata até tudo ficar bem incorporado e formar uma massa. Se necessário, pare de bater e use uma colher para misturar o grão-de-bico que fica grudado nas laterais do multiprocessador.
Coloque a massa em um pote, cubra com filme plástico tocando a superfície e leve à geladeira por pelo menos meia hora.
Retire da geladeira. Com a ajuda de uma colher, retire porções da massa e faça bolinhas usando as mãos. Coloque as bolinhas sobre papel manteiga ou vegetal. Quando as bolinhas estiverem todas prontas, usando os dedos, dê uma leve achatada em cada uma.
Leve o azeite de oliva para esquentar em uma frigideira.
Quando o óleo estiver quente, leve os bolinhos para fritar (3 minutos de cada lado).
Retire os bolinhos do azeite e leve para escorrer em um prato forrado com papel toalha.
Está pronto para servir!
Algumas dicas:
- se você gosta de coentro, pode substituir a salsinha por ele.
- a farinha integral pode ser substituída pela branca ou para uma versão sem glúten, por amido de milho.
- você pode assar os bolinhos, mas o falafel vai ficar mais sequinho e sem a “crostinha” que o azeite dá quando feito na frigideira.
- eu não acho necessário fritar por imersão, que é como é feito tradicionalmente. Assim fica mais saudável e também fica gostoso!
- se quando você for enrolar os bolinhos, eles grudarem na sua mão, molhe as mão que vai ajudar no processo. Se mesmo assim continuar grudando, adicione um pouco mais de farinha à mistura.
Minha forma preferida de comer o falafel é com uma saladinha verde acompanhada de molho tzatziki. Uma refeição saudável e fresca, uma delícia! Você também pode fazer sanduíches no pão pita e acrescentar alface, cebola, pepino, tomate, queijo feta e outros molhos de sua preferência.
Vídeo da receita:
Sem Comentários
Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.