Hoje completamos 4 meses na estrada e finalmente estou fazendo o post de Granada, a primeira cidade que visitamos… E um post com direito a fotos, dicas e vídeo, é claro!
Foram dois dias de passeio por Granada, um eu fui com o Marc e no outro ele ficou no camping trabalhando e fui “saracotear” sozinha. Aqui nesse post eu vou mostrar onde fomos e vai ter mapinha das rotas do primeiro dia e do segundo. Espero que vocês gostem desse formato! 😉
Granada é uma cidade espanhola, capital da província de mesmo nome e que fica na comunidade autônoma de Andaluzia. Já tínhamos visitado Granada antes e gostamos tanto que a escolhemos para ser a primeira parada do nosso tour pela Europa.
Falar de Granada é falar da La Alhambra, um conjunto de palácios, fortaleza e jardins que é um dos pontos turísticos mais visitados da Espanha. E foi pela Alhambra que começamos nossa visita…
Fomos a pé do centro de Granada até La Alhambra porque é como estamos acostumados a fazer os passeios. Se podemos caminhar, caminhamos! Porque pensamos que assim sentimos os cheiros, escutamos os barulhos, podemos prestar atenção em cada pessoa, cada movimento da cidade e assim viver com mais intensidade a experiência que é visitar um lugar novo, com cultura diferente da nossa. Para quem quiser pegar um ônibus para chegar lá em cima (sim, é subida!) com as pernas descansas, a linha de ônibus é a C3. Clique aqui para ver as paradas do C3. A parada Plaza de Isabel La Católica é bem central.
Peço desculpa aqui no post porque no vídeo eu falo que na Alhambra tem os Palácios Nazaríes, e além de falar com o acento na letra errada, não é a palavra correta em português, e sim Nasridas. Ficamos várias horas na Alhambra, nem sei quantas na verdade, mas se um dia você for visitá-la reserve pelo menos uma manhã ou uma tarde para poder caminhar com tranqüilidade e apreciar as belezas do lugar. Para saber um pouquinho mais e ver algumas fotos da Alhambra, clique aqui.
Depois da Alhambra fomos caminhando pelo bairro de Albayzin (antigo bairro árabe de Granada) até o Mirador San Nicolás, um lugar com uma energia incrível e perfeito para curtir um fim de tarde ao som de um flamenco (sempre tem uns cantores por lá com suas guitarras), com um pôr do sol lindo e uma vista deslumbrante do complexo da Alhambra.
Como tínhamos almoçado apenas uma saladinha, no fim da tarde estávamos loucos de fome, e loucos para comer umas tapas em algum bar granadino. Importante: na maioria dos bares de Granada as tapas são de graça, você pede uma “caña” (um copo de cerveja, tipo um chopp) e os petiscos acompanham sem você ter que pagar mais por isso. 😀 Se eu gosto disso?! Eu amo!!!
Saímos no mirador, descemos pela Carrera del Darro, uma rua que fica entre o rio Darro e o bairro de Albaycin e passamos pela Calle de la Calderería Nueva, que tem várias casas de chá e lojinhas. Tudo lindo! Os tecidos, as bolsas, as luminárias… As lojas cheias de luminárias acessas sempre rendem fotos ótimas!
Escolhemos o bar La Bella y La Bestia II (Calle de la Cárcel Baja, 14) para comer nossas tapas… E na nossa opinião, escolhemos bem! Tomamos 3 cervejas cada um e vieram 3 pratos cheios de petiscos. A conta ficou em 13,20 euros. E assim terminou nosso primeiro dia em Granada… Cansados, de “pancinha” cheia e aquela sensação de dever cumprido! 😉
Rota do primeiro dia:
No segundo dia fui sozinha e Marc ficou trabalhando no camping…
Minha primeira parada foi a Tetería Alfaguara (Calle de la Calderería Nueva, 7), uma casa de chá em estilo árabe. Tomei um chá verde com menta e comi um docinho árabe com amêndoas que estava delicioso…
Da casa de chá, fui até a Catedral de Granada, a intenção era filmar a catedral para colocar no vídeo, mas infelizmente não permitem filmar por dentro. Como eu já conhecia a igreja e já tinha fotografado quando visitamos Granada em 2014, optei por não entrar novamente. A entrada custa 4 euros.
Saindo da catedral, do lado esquerdo, está a Alcaiceria, um antigo mercado árabe e que hoje abriga várias lojinhas de souvenirs e artesanato.
Eu também tinha a intenção de entrar na Capilla Real (Calle Oficios, s/n), que é onde estão enterrados os Reis Católicos, Isabel e Fernando, além da filha deles Juana la Loca e o marido dela, Felipe o Hermoso. Resolvi não entrar porque também não era permitido tirar fotos e filmar, mas fica a dica para quem gosta de história e tem interesse nesse tipo e “atração”.
Sem poder filmar dois dos lugares que tinha planejado, decidi ir à “caça” de um pionono, que é um docinho típico de Granada e que eu já até fiz a receita, vocês viram?! Se não viram, clique aqui para ver como faz essa delicinha! No caminho encontrei por um acaso o Jardín Botánico da Universidad de Granada (Calle Duquesa, 13), um local bem calmo, bom para dar uma descansada das “andanças” pela cidade.
A primeira vez que fui a Granada, provei o pionono na Cafeteria Olympia (Calle Gran Vía de Colón, 21) e não gostei muito. Acho que colocaram licor de anis na calda que embebe o bolinho e não curti o sabor. Dessa vez fui com a intenção de provar o da Casa Isla, os “inventores” do pionono. Depois das decepções do dia, o doce veio para me alegrar! Encontrei a Casa Isla (ou Ysla) que estava procurando (são várias espalhadas pela cidade) e provei o pionono tradicional… Uma delícia!!
E assim terminou a minha (a nossa, já que levo vocês sempre comigo!) visita a Graná!
Assista também o vídeo para conhecer Granada ainda melhor… Lembre-se que o post é um complemento do vídeo e vice-versa!
Espero que vocês tenham gostado e estejam ansiosos, assim como eu, pelo próximo vídeo e post que será de Málaga.
Beijos meu, do Marc e lambeijocas da Laka…
Somos muito gratos de ter vocês viajando conosco… Vem comigo! Vem com a gente!
6 Comentários
Amei!!!!!! Além de assistir ao vídeo, vim aqui apreciar seu texto e as belas fotos. Parabéns!!!!! }Delícias de detalhes. Você escreve/descreve da mesma forma leve e simpática com que fala no vídeo. Muito bom!!!!! E as fotos ficaram lindas também. Não vejo a hora de assistir ao próximo. Muitos beijos e saudades.
Obrigada mamis! Os seus elogios não contam porque são elogios de mãe, hehe… Mas fico muito feliz que você gosta dos meus posts, fotos e vídeos! Sabemos que você está sempre com a gente… Beijos, te amamos… Saudades! :*
Adorei o vídeo! Vou para Andalucia em outubro e foi super útil! Não vai ter vídeo de Sevilla? Parabéns pelo site!
Oi Ana! Que bom que você gostou… Obrigada!!! Vai ter mais vídeo da Andalucia… Um de Málaga (em breve!) e depois o de Sevilha. Vai demorar um pouquinho pra sair, mas sai antes de outubro! Beijos…
Sigo seus vídeos no You Tube, obrigada por tudo. Gostaria de saber a data de sua chegada em Granada, para saber que tipo de roupas levar. Morro de medo de passar frio. E sempre carrego uma mala pequena.
Oi Neid! Primeiramente, eu que agradeço sua companhia nessa viagem… 🙂 Granada foi nossa primeira parada quando começamos a viagem, então chegamos lá no dia 28 de outubro. Não sei quando você vai, mas se for agora em outubro ou novembro, indico levar blusa de frio, cachecol e luva. Quando fomos, pegamos dias frescos por lá (mínima de 8 graus e máxima de 20). Espero que tenha lhe ajudado… Um beijo e boa viagem!
Este site usa Akismet para reduzir spam. Mais informações.